Conexões, networking e conhecimentos compartilhados fizeram o 3º Fórum de Inovação do Sudoeste do Paraná e a III Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Francisco Beltrão, realizados nesta segunda-feira, 27, no município. Os eventos foram uma oportunidade para lideranças regionais e participantes debaterem sobre os caminhos da inovação na região e as estratégias para transformar negócios por meio de ideias novas e práticas inspiradoras.
Promovidos pelo Sebrae/PR em parceria com os Ecossistemas de Inovação de Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas, Dois Vizinhos e Realeza, da Rede de Habitats do Sudoeste do Paraná, do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná (SRI), da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná e do município de Francisco Beltrão, os eventos contaram com mais de 200 participantes que acompanharam cases inspiracionais de empresas inovadoras.

O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, destacou a importância da união entre as instituições no fomento à inovação. Em 2026, o Sistema Regional de Inovação completa 20 anos, o que nos faz celebrar as conquistas e os caminhos que trilhamos até aqui. Porém, ao mesmo tempo, nos provoca a planejarmos estrategicamente os próximos anos e aonde queremos chegar”, afirma Cesar.
Edilberto Minski, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná (ADR-Sudoeste), fez uma retrospectiva do desenvolvimento regional.
“Vindo para cá estava pensando em como há trinta anos vivíamos uma crise econômica e social no sudoeste do Paraná, uma realidade totalmente diferente. Hoje, estamos aqui, celebrando as conquistas e ações que envolvem todo o ecossistema de inovação e da responsabilidade que carregamos como gestores. Se somos referência em inovação é porque subimos essa régua e o nosso compromisso daqui para frente é mantê-la alta”, acrescenta Edilberto.
Missão
A vice-presidente do SRI, Marina Celant De Prá, destacou que os encontros representam uma missão importante para compreender os desafios da sociedade e dos setores.
“É sempre uma grande satisfação debater temáticas que fazem parte do nosso dia a dia. A gente sempre reforça que a inovação às vezes acontece de forma mais sutil do que imaginamos, pois pequenas alterações em como realizamos algum processo já pode representar avanços significativos. Um dia de muitos aprendizados, muito produtivo, que ajudou a gente a compreender as ‘dores’ da sociedade e como podemos promover práticas mais eficientes e robustas”, avalia Marina.

O prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, enfatizou o compromisso assumido pelas instituições de promover o sudoeste.
“Obrigado por estarem aqui. Carregamos conjuntamente essa grande responsabilidade que é promover o desenvolvimento regional por meio da inovação, da ciência e da tecnologia por meio de parcerias duradoras e frutíferas. Cada vez mais somos reconhecidos, referência no que fazemos e no que levamos para outras regiões. Unindo forças, vamos preparar o sudoeste para o futuro”, pondera Antonio.
Políticas Públicas
O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, fez uma apresentação sobre os pequenos negócios no Paraná e pontuou que a inovação precisa estar presente no dia a dia.
“Precisa fazer parte das estratégias das empresas a percepção em relação ao processo de inovar. E o desafio dos ecossistemas dentro deste contexto é se conectar com esses negócios. Isso não é uma relação que precisa acontecer daqui a trinta anos, ela precisa acontecer hoje, agora. Inovar faz parte do desenvolvimento de toda a sociedade e aqui, no sudoeste, temos muitas oportunidades”, reforça Rissete.

Participação
Diretor da Sooro Renner, com mais de 30 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte do segmento de processamento de alimentos e ingredientes, Hélio Garcia, falou sobre inovação e sustentabilidade. Ele destacou que inovar pode significar correr riscos, mas que as empresas que não fazem nada correm riscos ainda maiores.
“Neste processo de inovação, nós corremos diversos riscos, sejam eles de mercado, de público, de aceitação, tecnológico; enfim, muitos outros. Especialmente, se não temos referência para seguir. Porém, nós sempre arriscamos de forma planejada, debatida. As decisões sempre foram coletivas e isso nos tornou referência em nossa área de atuação”, comenta Hélio.

Felipe Couto, diretor de inovação do Grupo Akiyama, que atua com soluções de biometria, falou sobre o case do Grupo com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Pato Branco).
“Nunca tínhamos feito uma parceria como essa, mas tivemos muito êxito com a UTFPR. Há, nas instituições de ensino, muito capital intelectual que pode auxiliar no desenvolvimento das empresas, serviços e produtos. Entre os diversos benefícios que elencamos com a parceria, diria que o principal deles foi o conhecimento gerado”, destaca Felipe.

O Fórum contou ainda com a participação de Júlio Guadagnim, fundador da selfless.chat – solução de atendimento com inteligência artificial e humana, e com Josimar Tumelero, fundador e CEO da Terris Tecnologia, que atua no ramo da agricultura de precisão.
III Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação
Logo em seguida, aconteceu a Conferência que foi marcada pela apresentação da evolução do Ecossistema de inovação de Francisco Beltrão. Na sequência, os participantes acompanharam uma palestra sobre IA aplicada na pesquisa e na inovação empresarial, com Rodrigo Barbosa. O evento ainda foi marcado por uma roda de conversa sobre políticas públicas e impactos no desenvolvimento regional. A Conferência foi finalizada com o reconhecimento e a premiação dos trabalhos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IEs).
Cledson Lodi, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Francisco Beltrão reforçou a importância da Conferência no debate para promover as políticas públicas.
“A Conferência traz um olhar muito direto para as políticas públicas realizadas no município, mas que servem de inspiração para outras cidades. Francisco Beltrão está vivendo um momento muito especial e poder compartilhar um pouco do que fazemos aqui, para nós é motivo de muita satisfação. Temos certeza que os bons exemplos serão levados para toda a região”, finaliza Cledson.
