ASN PR
Compartilhe

Feira apresenta produtos e serviços inovadores e tecnológicos para a área da saúde, em Londrina

Quinze empresas expõem na quinta edição do Health Connect Summit, nesta segunda (5) e terça-feira (6), no Aurora Shopping
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Tecnologias, produtos e serviços para o setor da saúde estão em exposição na Feira de Produtos e Serviços do Polo da Saúde de Londrina, realizada dentro da programação da quinta edição do Health Connect Summit (HCS), que ocorre nesta segunda (5) e terça-feira (6), no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina. Ao todo, 15 empresas apresentam suas soluções aos mais de 600 inscritos no evento organizado pelo Sebrae/PR e Polo da Saúde de Londrina.

A Rilap, de Londrina, apresenta ao público o Life Surgery Box, que promete ser a “caixa preta” das cirurgias. Foto: Thomé Lopes.

Uma das tecnologias apresentadas na feira é o Life Surgery Box, equipamento desenvolvido no Brasil pela startup londrinense Rilap, do médico e cirurgião ginecológico Ricardo Pereira. A máquina foi criada para funcionar como a “caixa preta” da cirurgia, pois é capaz de monitorar e analisar os dados cirúrgicos, concentrando todas as informações em um único arquivo de vídeo digital. O objetivo é contribuir com o ensino da medicina e a segurança dos profissionais da área da saúde e dos pacientes.

“É a documentação digital de tudo o que acontece num ato cirúrgico, desde a imagem do procedimento, do centro cirúrgico até a monitorização do paciente. Todos os dados podem ser armazenados de forma permanente para posterior avaliação. É um aparelho bastante complexo, tem 2.700 microcomponentes eletrônicos, para fazer a análise e sincronização de dados. As informações podem ser usadas para mitigar erros e traçar novas políticas de saúde”, explica Pereira.

É a primeira vez que a tecnologia é apresentada ao público em Londrina. Mas o Life Surgery Box já marcou presença na Feira Hospitalar, no Brasil, e em eventos da área da saúde nos Estados Unidos, na Alemanha e no Chile. Para o médico criador da ideia, estar na feira dentro do HCS é uma oportunidade de avaliar a receptividade da cadeia da saúde em relação à novidade, que já tem um processo de patente em andamento no Brasil e em outros países.

A Padrão Enfermagem faz a intermediação profissional agenciado para instituições de saúde. Foto: Thomé Lopes.

A Padrão Enfermagem, uma rede de franquias que agencia profissionais da saúde, especialmente equipes de enfermagem para clínicas e hospitais, e está presente em Londrina há dois anos, também estreou a sua participação na feira do HCS em 2024. A diretora da empresa, Jaqueline Souza, explica que faz o processo seletivo dos profissionais e a intermediação destes para as instituições de saúde minimizando problemas trabalhistas, especialmente no caso de contratações por períodos de curta duração. Segundo ela, a Padrão é a única empresa que presta esse tipo de serviço na cidade e região.

“Nós fazemos toda a documentação de intermediação do profissional agenciado para a instituição de saúde, de acordo com a demanda, além da coordenação administrativa. Já a parte técnica, relacionada ao fluxo e à rotina de trabalho, fica por conta da clínica ou hospital. Para o profissional da saúde, é uma porta que se abre para o mercado de trabalho”, conta.

O Health App, de Maringá, oferece uma plataforma de gestão para clínicas e consultórios e já conta com mais de 5 mil usuários no Brasil. Foto: Thomé Lopes.

De Maringá, noroeste do Paraná, Yan Junior, executivo de negócios da Health App, apresenta, durante a feira, as soluções do que chama de maior ecossistema para gestão de clínicas e consultórios do Sul do Brasil. Segundo ele, o software, que já conta com mais de 5 mil usuários no Brasil, oferece uma plataforma para agendamento on-line, chat interno para as equipes de trabalho, página profissional, confirmação de consultas pelo WhatsApp, digitação de prontuários por voz, pagamento on-line e outros serviços.

“Viemos para fazer networking, conhecer pessoas, fazer parcerias e novos negócios. Por aqui, passam médicos, enfermeiros, gestores de clínicas, é uma oportunidade muito interessante”, comenta Junior.

O presidente da Associação Londrinense das Indústrias de Saúde (Alis), Gilmar Machado, lembra que a feira, que está em sua segunda edição dentro do HCS, é uma maneira de integrar as novas tecnologias com as empresas da área da saúde. A exposição reúne, em um mesmo ambiente, as principais inovações em produtos e serviços em desenvolvimento no mercado.

“Essa feira marcou o início do Alis, no ano passado, que foi a mudança de arranjo local para associação voltada a negócios na área da saúde. Sabemos que a inovação não é só TI [Tecnologia da Informação] ou novos tratamentos, mas está muito presente em serviços”, comenta.

A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, lembra que a proposta do HCS, além de trazer conteúdos e atualizações sobre a área da saúde, é fomentar negócios, especialmente para as empresas que integram o Polo da Saúde de Londrina.

“Neste ano, reunimos 15 expositores durante o evento, entre indústrias, startups e prestadores de serviços para a área da saúde, com o objetivo de proporcionar a realização de negócios para as empresas de Londrina e região”, completa.

A Feira de Produtos e Serviços do Polo da Saúde de Londrina será realizada até esta terça-feira (6), das 9h às 19h, durante a programação do Health Connect Summit, no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina.

  • Feira de Produtos e Serviços do Polo da Saúde de Londrina
  • HCS
  • Health Connect Summit
  • inovação
  • londrina
  • Polo de Saúde de Londrina
  • tecnologia