Três anos atrás, o norte pioneiro do Paraná não tinha um único ambiente de inovação, que são caracterizados como locais abertos que estimulam a inovação, o empreendedorismo e a tecnologia, no formato de hub, coworking, incubadora, aceleradora, e favorecem a conexão entre os atores do ecossistema, além de contribuírem para a competitividade e sustentabilidade das empresas. Em 2024, a região se orgulha em apresentar ao público da nona edição da GeniusCon, realizada até esta sexta-feira (18), em Jacarezinho, o trabalho conduzido por 11 espaços como esses.
Nesta quinta-feira (17), 2,5 mil pessoas passaram pelo centro de eventos da cidade. Quem circulou por lá teve a chance de conhecer mais a fundo o impacto das ações desenvolvidas durante o Encontro de Ambientes de Inovação do Norte Pioneiro, que contou com a participação de sete painelistas: Odemir Capello, Leandro Lima, Hugo Corrêa, Mayra Gallo, Angéica Moreira, Ediane Siqueira e Tatiana Fiuza. O reitor da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), Fábio Antonio Néia Martini, destacou a importância de trabalhar em rede para acelerar o desenvolvimento tecnológico da região que, até pouco tempo atrás, tinha um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixos do Paraná.
“A gente participa desde a primeira edição da GeniusCon, que foi bem pequena, lá no Instituto Federal do Paraná. De lá pra cá, a evolução foi muito grande. Só nesta edição são 7 mil inscritos, 78 municípios participando, ou seja, estamos recebendo visitantes de todas as regiões do Paraná para conhecer o que está acontecendo aqui”, destaca Martini.
O consultor do Sebrae/PR, Odemir Capello, lembra que o trabalho começou lá em 2016, com a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro do Paraná, e tem crescido a cada ano. Hoje, ele lembra que mais de 50 lideranças e entidades públicas e privadas se reúnem quinzenalmente para discutir as ações da governança, trabalho que resultou na criação desses ambientes de inovação, mas também de dezenas de startups no território, e de um dos maiores eventos de inovação do Paraná, que é a GeniusCon.
“Neste encontro, pudemos entender o impacto que esses ambientes de inovação têm causado nos municípios onde estão inseridos. Nosso objetivo é influenciar novas lideranças a estarem conosco neste trabalho conjunto de fomentar a cultura de inovação e de criar oportunidades para reter os nossos talentos aqui”, afirma Capello.
O chefe da seção de Inovação e Empreendedorismo do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Hugo Correa, diz que o trabalho de fomento à cultura de inovação, realizado na região há oito anos, não estava sendo convertido em CNPJ, havia um gap na formação dos empreendedores. Por isso, surgiu a necessidade de criar os ambientes promotores de inovação. No ano passado, foi oficializada a incubadora de empresas do IFPR, assim como o Gajac, o laboratório de prototipagem, e o Parque Tecnológico de Jacarezinho, que está em fase de estudos para implementação.
“Credenciamos, agora, também, o Núcleo de Inovação Tecnológica do Campus Jacarezinho, o NIT. Então, estamos com três ambientes no campus do IFPR e um em parceria com a prefeitura, que é o Parque Tecnológico. Hoje, viemos apresentar para a comunidade o que vem sendo feito dentro do ecossistema. Queremos mostrar que quem tem uma boa ideia encontrará respaldo e locais para se capacitar, pois estamos de portas abertas para receber as empresas”, cita Correa.
O secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Alex Canziani, esteve em Jacarezinho e prestigiou o encontro. Ele descreve o norte pioneiro como um caso de sucesso para o Paraná e o Brasil e diz que o Governo do Estado tem apostado bastante, com ações e recursos financeiros, na ciência, tecnologia e inovação.
“Acreditamos no poder da inovação para fomentar negócios e melhorar a economia como um todo. A GeniusCon é um evento que agrega pessoas, mostra os resultados do que está acontecendo por aqui, estimula os jovens. Temos, aqui, instituições importantes, como universidades públicas e privadas, que geram conhecimento, e entidades como o Sebrae, Senac e Senai, que são nossos grandes parceiros no desenvolvimento de talentos”, pontua Canziani.
Mesmo sem ter universidades, o pequeno município de Cambará, de cerca de 23,4 mil habitantes, é a sede do mais novo ambiente de inovação do norte pioneiro. A coordenadora da pré-incubadora de Cambará, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, diz que o espaço ainda está em processo de credenciamento, e visa trabalhar a cultura de inovação. A Pré-Incubadora de Ideias de Negócios de Cambará (PINC), já atende projetos nas áreas de educação, tecnologia, saúde e turismo.
“Com a pré-incubadora, nós temos projetos que estão podendo se conectar com investidores na GeniusCon. Estão aqui com o próprio estande, conversando com pessoas, conectando-se com parceiros, e aproveitando a experiência de participar de competições, recebendo o feedback de mentores. Cambará sempre participou da Genius, mas, agora, com esse habitat de inovação, a gente consegue ter maior aproveitamento ainda”, analisa Angélica.
A programação da GeniusCon segue até esta sexta-feira (18), no Centro de Eventos de Jacarezinho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento, onde também pode ser conferida a programação completa.
Apoio
A GeniusCon 2024 faz parte da Rota da Inovação e é o evento oficial da Semana da Inovação do Governo do Estado do Paraná. A feira conta com o apoio institucional do Instituto Federal do Paraná (IFPR), do Laboratório Maker GaJac (Garagem dos Jacarezinhos) do IFPR Campus Jacarezinho, da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec) da UENP, Sistema Fiep, Fecomércio PR, Sesc e Senac, E-Letro Recuperação de Eletrônicos, dos Núcleos Regionais de Educação de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ibaiti e Wenceslau Braz e das prefeituras municipais de Andirá, Cambará, Carlópolis, Joaquim Távora, Siqueira Campos e Santo Antônio da Platina.