Na manhã desta quinta-feira (21), Araucária sediou o I Fórum Araucária de Inovação, com a realização de palestras, espaço de exposição, programas e oportunidades de financiamento para startups, além do lançamento da marca do Ecossistema Local de Inovação, o EcoAR. O evento foi apoiado pelo Sebrae/PR, Cresol, Prefeitura de Araucária e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (ACIAA). Na ocasião, os participantes também tiveram acesso a novos conhecimentos e oportunidade de ampliar a rede de contatos.
O publicou de mais de 270 participantes no auditório Zilda Arns, da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), pôde aproveitar a programação que contou com palestras, apresentações de empresas, informações sobre acesso a crédito e pitches de startups.
Um dos destaques foi o lançamento da marca do Ecossistema Local de Inovação, que nasceu do movimento de governança formado por empresas, instituições de ensino, governo local, instituições de crédito e sociedade civil organizada. A identidade “EcoAr”, que vem da junção das palavras Ecossistema de Inovação e Araucária, cria uma identificação para este movimento, que foi finalista no Prêmio Nacional de Inovação edição 2021.
O Fórum promoveu a troca de experiências e conexões entre os participantes, para fortalecer o crescimento econômico e a inovação no município. O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, ressaltou a importância da conexão dos pequenos negócios com grandes e médias empresas, o Poder Público para diversificar os negócios de Araucária e região.
“Estamos aqui para apoiar e impulsionar os pequenos negócios, que são a espinha dorsal da nossa comunidade. Nós trabalhamos para criar um futuro que se baseia na inovação e na diversificação produtiva dos municípios paranaenses”, destacou Rissete.
O presidente da ACIAA, Aécio Novitski, contou que o projeto de ecossistema de inovação em Araucária começou com uma parceria da associação com o Sebrae/PR.
“Nosso objetivo é expandir o ecossistema envolvendo empresas, indústrias e sociedade civil. O Fórum ressaltou a importância da inovação para a cidade e a região metropolitana, abordando temas como Inteligência Artificial, tecnologia 5G e governança municipal. Esse evento foi relevante não só para os participantes, mas para toda a sociedade, ao mostrar o que o futuro reserva para todos”, observou o presidente.
A diretora de Negócios da Cresol, Sula Zapotoczny Koeche, disse que ações como essa fomentam o desenvolvimento das empresas em Araucária, bem como em toda a Região Metropolitana de Curitiba.
“A Cresol faz questão de apoiar esses eventos e estabelecer parcerias para que possamos trabalhar juntos e proporcionar inovação para todos os setores industriais, ampliando, assim, emprego e renda na região”, enfatiza a diretora.
Por fim, o procurador-geral de Araucária, Simon Gustavo Caldas de Quadros, lembrou que o município é um importante polo industrial do sul do Brasil e um significativo contribuinte de impostos para o País e o Estado.
“A inovação não é apenas desenvolvimento econômico, mas também alinhamento com a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o município sendo signatário dessa agenda”, esclarece o procurador.
Também estiverem presentes outras autoridades como o gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, Weliton Perdomo, o superintendente de inovação da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, Gilles Balbinott, e Vera Rodrigues, representante do Ecossistema de Inovação de São José dos Pinhais.