O Impacta Campos Gerais 2025 movimentou Ponta Grossa ao reunir pequenos empreendedores, lideranças institucionais, representantes do poder público, universidades, startups e instituições financeiras em uma programação voltada à inovação, à cooperação e à geração de negócios. Realizado pelo Sebrae/PR, o evento serviu como um espaço voltado para fortalecer o ecossistema regional e impulsionar o desenvolvimento dos Campos Gerais.

Os participantes acompanharam painéis setoriais com conteúdo prático, palestras, rodadas de crédito e de investimentos, exposições de startups, além de atividades mão na massa, com temas como inteligência artificial, tecnologia, prototipagem e robótica. Durante dois dias, na última quinta-feira (11) e sexta-feira (12), a proposta foi conectar ideias, talentos e oportunidades, aproximando pequenos empreendedores de investidores, especialistas e instituições de apoio.
A programação contou ainda com debates sobre o futuro dos Campos Gerais, inovação aplicada a diferentes setores, turismo, construção civil, medicina e histórias de sucesso de startups paranaenses que vêm transformando o mercado. Um dos destaques foi a integração entre inovação e desenvolvimento regional, com a participação de representantes do Governo do Estado do Paraná e de diversas instituições.

Para o gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, o Impacta Campos Gerais marca um avanço na integração entre os atores dos ecossistemas de inovação dos Campos Gerais. Segundo ele, a proposta do evento é criar um ambiente favorável para conexões reais e oportunidades de negócios.
“O Impacta nasce da necessidade de reunir todos os atores que impulsionam o desenvolvimento dos Campos Gerais. Queremos estimular a cooperação, aproximar empresas, instituições e o poder público e mostrar, na prática, as potencialidades da região”, ressalta.

Sediado no Auditório da Agência Sicredi Ponta Grossa Nova Rússia, o evento teve apoio da cooperativa de crédito, que reforçou o papel da cooperação no fortalecimento das comunidades. Para o Sicredi Campos Gerais, Grande Curitiba, Vale do Ribeira e Força dos Ventos PR/SP, sediar o evento reafirma o compromisso com o crescimento sustentável da região.
“Temos orgulho em sediar um evento dedicado ao desenvolvimento regional, que reforça a importância da inovação e da cooperação para gerar oportunidades concretas e fortalecer as nossas comunidades”, destaca Adilson Cardoso, gerente regional do Sicredi nos Campos Gerais.
No segundo dia, o Impacta Campos Gerais promoveu o Safári Urbano, com missões técnicas a empresas da região, como Docato, Espaço Smart e Águia Florestal. A iniciativa permitiu aos participantes conhecerem de perto processos produtivos, modelos de gestão e o uso de tecnologia no ambiente empresarial.
Entre os participantes esteve o empreendedor Luiz Carlos Barbur, do Barbur Plaza Hotel, que integrou a visita à Águia Florestal e destacou o nível de profissionalização e inovação da empresa.
“Foi uma experiência muito enriquecedora, que mostrou uma empresa altamente tecnológica, com processos bem estruturados e atuação em mercados exigentes, como o internacional. Isso nos enche de orgulho enquanto ponta-grossenses”, afirma.
O evento realizado pelo Sebrae/PR contou com o patrocínio do Parque Tecnológico Agroleite, Sicredi e Unimed, com o apoio do Vale dos Trilhos, Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia de Castro e Conect TB e apoio institucional das secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e de Inovação e Inteligência Artificial (Seia), Fundação Araucária e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
