ASN PR
Compartilhe

Indtech londrinense é uma das 25 representantes do Brasil na Hannover Messe

Feira na Alemanha é considerada a principal na área de tecnologia industrial do mundo
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
A QualitySorm foi uma das empresas participantes do BIG que estiveram na missão técnica da Hannover Messe em 2023. Fotos: Arquivo pessoal

A Indtech londrinense QualityStorm é uma das 25 representantes do Brasil na Hannover Messe, maior feira de tecnologia industrial do mundo que ocorre entre os dias 20 e 24 de abril de 2026, em Hannover, na Alemanha. As startups que irão promover as soluções brasileiras foram selecionadas principalmente através do programa Brazilian Indtechs in Germany (BiG) e por meio de chamadas públicas realizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com outras entidades setoriais. Indtech é o termo usado para startup ou empresa que desenvolve soluções inovadoras para aumentar a eficiência, a produtividade e a competitividade da indústria.

O Brasil é o país-parceiro oficial da edição do próximo ano e contará com um pavilhão de 2 mil metros quadrados projetado para gerar negócios, fortalecer e abrir portas para novos mercados.
O espaço é uma promoção da ApexBrasil e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) com o apoio do Sebrae.

Brasil é o país-parceiro da Hannover Messi 2026 e fortalecer parceria já firmada por meio do Brazilian Indtechs in Germany (BiG)

QualityStorm

Sócio-fundador da QualityStorm, Brahim Málaque Neto, conta que ocupar um lugar de destaque na principal feira de tecnologia industrial do planeta era, até pouco tempo atrás, um sonho.

“Já estive na Hannover Messe em outros anos como visitante porque a feira sempre foi um norteador de tendências globais em digitalização e automação. Foi lá que o termo Indústria 4.0 foi criado, por exemplo. Então, estar entre as soluções protagonistas do país-parceiro em uma feira como esta é uma conquista muito importante para a nossa trajetória”, afirma Brahim.

Focada em otimização e aumento de produtividade industrial, solução londrinense já é referência entre as Indtechs brasileiras

A empesa é uma plataforma de transformação digital para controle de qualidade industrial que utiliza a Inteligência Artificial (IA) e visão computacional para automatizar inspeções, aumentar a produtividade, reduzir custos e agilizar ações corretivas em tempo real, com soluções para indústrias, segurança do trabalho e manutenção.

Brahim conta que começou a inovar há cerca de 20 anos, mas foi em 2017, com o apoio do Sebrae/PR, que a sua startup passou a ter objetivos e resultados concretos. Hoje é uma das referências de indtechs brasileiras. Entre as indústrias já atendidas pela solução londrinense estão Caterpillar, Eurofarma, Randon e Marcopolo.

A consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani, salienta que a QualityStorm se destaca pelas soluções inovadoras e capacidade de crescer de forma consistente. Ela conta que o Sebrae/PR contribuiu diretamente para esse avanço com capacitações, conexões estratégicas, participação em eventos como expositor que fortaleceram a empresa ao longo do tempo.

“Esse trabalho conjunto ajudou a empresa a alcançar um reconhecimento importante como a seleção para expor na Hannover Messe. Essa conquista reforça o potencial da startup e mostra como o ecossistema de software da região está preparado para competir em um cenário global”, aponta Danubia.

Missão técnica

Londrinenses visitaram algumas edições da feira antes de voltar como participante do maior evento de tecnologia industrial do mundo

Assim como a QualityStorm integrou uma missão técnica para conhecer a Hannover Messe em 2023 e, em 2026 volta como um dos destaques brasileiros no evento, Danúbia conta que cerca de 15 startups devem integrar uma nova missão no próximo ano.

“A ideia é incentivar, também, a internacionalização de outras soluções do Norte do Paraná, além de promover o acesso às tendências e networking que um evento desse proporciona”, salienta.

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Paulo Henrique Ferreira, adianta que o Município de Londrina também irá apoiar a missão. “Entendemos que esta é uma vitrine importante para a cidade em um ano que o Brasil será destaque. Por isso, a Prefeitura quer incentivar que os empresários participem”, afirma Paulo Henrique.

Para integrar a missão, os interessados devem entrar em contato com a Regional Norte do Sebrae/PR, em Londrina, ou com a Codel.

Hannover Messe

De acordo com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, a Hannover Messe é um espaço estratégico para negócios, networking e transferência de conhecimento, no qual são discutidas as principais tendências globais em digitalização, automação, inteligência artificial, sustentabilidade e transição energética. Há décadas a feira influencia os rumos da indústria 4.0 e as políticas industriais em escala global.

De acordo com a Apex Brasil, a Hannover Messe atrai, em média, 130 mil visitantes qualificados por edição, além de 4 mil expositores de 60 países. O Pavilhão Brasil Hannover Messe 2026 contará com 2 mil metros quadrados divididos em cinco espaços estratégicos com as principais pesquisas, tendências e soluções do país para a indústria mundial nos próximos anos.

Brahim Málaque Neto, sócio-fundador da solução londrinense, afirma que participação na feira é uma importante conquista para a QualityStorm
  • BIG
  • Brazilian Indtechs in Germany
  • Hannover Messe
  • inditechs
  • QualityStorm
  • startups