Na região sudoeste do Paraná, Pato Branco recebeu pela primeira vez uma edição do Empretec Startup. O Programa reuniu 12 empresas dos municípios de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco e São Mateus do Sul, com o objetivo de desenvolver características do comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios, focando na transformação do potencial dos empresários.
Em cinco dias de imersão, os participantes foram desafiados a aplicar mais de 30 comportamentos essenciais para o sucesso empresarial. Em uma abordagem focada na mudança comportamental, o Empretec Startup fomentou a capacitação técnica e preparou os empreendedores para enfrentarem desafios do dia a dia e desenvolverem a liderança.

Para o consultor do Sebrae/PR, Juliano Lima, a primeira edição do Empretec Startup na região mostrou o alto nível de preparação dos empreendedores e contribuirá para aprimorar o desenvolvimento de boas ideias.
“O evento consolida a nossa região ainda mais como um polo de tecnologia e de inovação. Temos aqui grandes cases que são referência no Brasil. Promover o Empretec é uma forma de dar a oportunidade para que eles se desenvolvam, além de incentivar a conexão e a troca de experiências entre os participantes. Com ações como essa criamos cada vez mais um ambiente propício para que novas startups surjam e ganhem o mundo”, comenta Juliano.
O Programa utiliza uma metodologia científica que foca em dez características, entre elas: iniciativa, persistência, busca de oportunidades, exigência de qualidade e eficiência. As práticas promoveram uma verdadeira imersão no autoconhecimento
Avaliação
O programa encerrou com a apresentação de pitches onde foi avaliado o desempenho dos participantes, contando com a participação do CTO da Fortics, Edison Figueira Junior, e Fernando Bernardi, da Gás Fácil 24h.
Segundo Edison, a oportunidade de avaliar os participantes do Empretec foi incrível, também, pelo nível de dedicação e pelo impacto real que o programa gera.
“Tive a honra de participar, como convidado especialista, da banca de avaliação de desempenho dos participantes do Empretec. Foi incrível. O Sebrae simplesmente realizou um trabalho impecável. Fiquei impressionado com o nível dos empreendedores. É evidente o impacto positivo que o programa gera em cada participante. Como empresário que construiu o seu caminho de forma independente, percebi o quanto a preparação oferecida no Empretec antecipa desafios reais da jornada. Se eu tivesse passado pelo programa, certamente teria evitado muitos erros”, comenta Edison.

Aprendizados
Pedro Henrique Coelho, da Safe Educação Financeira, de Pato Branco, conta que a experiência no Empretec Startup foi enriquecedora.
“Entrei com o objetivo de me desenvolver e melhorar para ajudar na minha empresa. O programa superou as minhas expectativas. Gostei de toda a dinâmica do seminário e dos questionamentos que me fizeram refletir sobre o jeito que empreendo todos os dias, sobre o meu perfil empreendedor e como posso evoluir para fazer a minha startup crescer”, comenta Pedro.
Sócio-fundador da CAMP Sementes, de Dois Vizinhos, Maicon Reginatto conta que a participação no Empretec veio a partir do contato com outros empreendedores que já tinham vivenciado o programa.
“Percebi que o Empretec vai muito além de atividades, trabalhos, pesquisa, mas sim busca desenvolver, aperfeiçoar e trazer à tona as nossas características como empreendedor. Ao entender essas características, fica mais fácil trazer isso para dentro do nosso negócio e saber usá-las de forma correta para que a empresa possa ser visada e, com isso, escalonada”, conclui Maicon.

O Empretec
O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil.
Em 2024, o seminário completou 31 anos no País, somando à capacidade de 300 mil pessoas em todo o Brasil. Atualmente, além da versão tradicional, foram lançados modelos customizados como o Empretec Rural, Empretec Startup e Empretec Arena.
