ASN PR
Compartilhe

Inova Comércio 2025 estimula estudantes a criarem soluções para o varejo em Ponta Grossa

Evento apresentou ideias criadas por estudantes para desafios reais do setor
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

A Regional Centro do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, foi palco da divulgação dos resultados do Inova Comércio 2025, evento que estimulou estudantes em busca de soluções inovadoras para o varejo paranaense, nesta segunda-feira (27). A primeira etapa da ação ocorreu no sábado (25), com um dia de atividades, dinâmicas e mentorias voltadas à criação e ao desenvolvimento de ideias.

Evento contou com dez equipes formadas por estudantes das Faculdades de Tecnologia e dos Cursos Técnicos do Senac PR. Crédito: Bruno Henrique – Studio Rawlab

Promovido pelo Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio PR e o Senac PR, o programa tem como propósito estimular a criatividade, a inovação e a aplicação prática de conhecimentos para resolver desafios reais enfrentados pelo comércio varejista. A edição regional do Inova Comércio em Ponta Grossa contou com dez equipes formadas por estudantes das Faculdades de Tecnologia e dos Cursos Técnicos do Senac PR, que aplicaram a metodologia Ideathon, formato colaborativo voltado à geração e à estruturação de ideias.

O 1º lugar ficou com a equipe CashBairro, que apresentou um aplicativo de cashback para comércio local por geolocalização; o 2º lugar foi da equipe Vortex, sistema com Inteligência Artificial (IA) para análise de dados do comércio local; e o 3º lugar com a equipe EconomizAI, aplicativo com (IA) para controle de estoque reduzindo o desperdício e aumentar o lucro em restaurantes.

Equipes dos três primeiros colocados com representantes do Sebrae/PR, Fecomércio PR, Senac PR, Sesc e Sindilojas. Crédito: Bruno Henrique – Studio Rawlab

As equipes vencedoras foram reconhecidas com certificados de destaque, troféus e horas de mentoria para o aprimoramento de seus projetos. As primeiras colocadas ainda garantiram visitas técnicas a hubs de inovação locais e o time campeão conquistou vaga para o Conecta 2026, que acontecerá em Curitiba, com hospedagem custeada pelo Sebrae/PR para os vencedores que residem fora da capital.

Entre os participantes, o estudante Arthur Gabriel Philiposki, do quarto período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac, integrou a equipe vencedora do Inova Comércio 2025, em Ponta Grossa. Ele contou que, apesar do tempo curto para desenvolver o projeto, o resultado superou as expectativas.

“Participamos incentivados pelo nosso coordenador e, no começo, ficamos apreensivos por causa do tempo, mas demos o nosso melhor. Estamos muito surpresos e felizes com o resultado. A nossa ideia agora é levar essa solução adiante, aprimorar o projeto e colocá-lo no mercado”, diz Philiposki.

O presidente do Sindilojas Ponta Grossa, José Loureiro, apresentou aos participantes os principais desafios enfrentados pelo comércio local, que serviram de base para o desenvolvimento das soluções propostas pelos estudantes. Segundo ele, ações como o Inova Comércio aproximam o setor produtivo das instituições de ensino e ajudam a impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

“As expectativas eram grandes, porque sabemos que novas ideias podem se transformar em oportunidades reais para o comércio. Quando inovamos, fortalecemos os negócios locais, geramos emprego e movimentamos a economia. É muito positivo ver os jovens pensando em soluções práticas para o nosso dia a dia”, destaca Loureiro.

Durante o evento, os grupos receberam mentoria especializada, participaram de etapas de ideação, validação e apresentação de propostas e desenvolveram competências essenciais para o mercado de trabalho, como criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, destaca a importância da parceria. Segundo ele, o evento reforça o papel das instituições na preparação de profissionais e empreendedores para um mercado em constante transformação.

“Esse é um evento construído em conjunto entre Sebrae, Fecomércio PR e Senac PR, com o propósito de fomentar ainda mais a inovação nas salas de aula e aproximar os estudantes do movimento que está transformando o comércio e as relações de trabalho. O setor está mudando em todas as frentes, no varejo de rua, nos shoppings e no comércio eletrônico, e o que fazemos aqui é uma forma de antecipar essas mudanças. O Senac está na vanguarda desse movimento, buscando formar mão de obra qualificada, fomentar o empreendedorismo e contribuir para um comércio mais forte em todo o estado”, ressalta.

O gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Michael Douglas Camilo, reforça que o Inova Comércio 2025 representa uma oportunidade real de conexão entre estudantes e o mercado ao transformar ideias em soluções aplicáveis às necessidades do setor varejista. Para ele, mais do que competir, o objetivo é desenvolver propostas que possam gerar impacto e continuidade.

“Estamos vendo mais soluções sendo entregues para o comércio, justamente em um momento em que dados divulgados pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio PR mostram que a região de Ponta Grossa é um dos locais com maior expectativa de contratação de temporários até o fim do ano no Estado. Isso comprova que o mercado precisa de pessoas preparadas para resolver problemas reais. O melhor projeto não é o que vence, mas o que continua, o que se transforma em solução e leva resultado para o comerciante”, pontua.

O Inova Comércio 2025 acontece também em outras cidades do Paraná: em Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá, Londrina e Cascavel.

  • comércio
  • ideathon
  • inova
  • inovação
  • tecnologia