
A Inteligência Artificial (IA) já é parte do nosso cotidiano. Passando por diagnósticos médicos até sistemas de segurança, ela vem contribuindo com o desenvolvimento de muitas empresas. Todo esse impacto positivo e como empreendedores podem usar ela a favor dos seus negócios foi tema de oficinas durante o ConectaPR, que acontece nos dias 11 e 12 de julho em Curitiba, voltado ao desenvolvimento do ambiente das startups.
Entre as temáticas, a criação de prompts (instrução, pergunta ou frase usada para interagir com um sistema de IA e obter uma resposta específica) mais elaborados usando técnicas avançadas, como podemos acelerar resultados dos negócios com IA e como você pode utilizar a inteligência artificial e coloca-la trabalhar por você e pela sua empresa.
O coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, pontua que a IA está evoluindo cada vez mais e que as startups precisam olhar para essa ferramenta de desenvolvimento.
“Vejo que a IA veio para ajudar muito no processo produtivo das empresas, na competitividade. Vemos que algumas tarefas mais repetitivas já são realizadas por IA, mas existe campo para mais. Uma oportunidade para potencializar as empresas. É fundamental que todas as startups busquem isso para melhorar os seus resultados”, avalia Rafael.
Uso da IA
Tales Barros de Andrade, da Versatile Medical, de Curitiba, empresa que atua no ramo de treinamento e desenvolvimento médico, conta que participar do ConectaPR e dos workshops tem possibilitado ampliar diversas percepções.
“Inicialmente viemos buscar ferramentas para agregar e potencializar ainda mais a nossa empresa. Neste contexto, de forma especial, conteúdos sobre inteligência artificial e como podemos ampliar a nossa visão em relação a tecnologia. Na minha empresa acredito que podemos utilizar ela, entre outros pontos, para auxiliar na captação de clientes”, comenta Tales.

A empreendedora Marcieli Bugoni, de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, destaca que a IA veio para contribuir com a agilidade nos processos do seu negócio.
“Eu tenho uma empresa de quadros decorativos. Então, acredito que a inteligência artificial vem para agilizar o processo de escolha do cliente, a interação com a obra e a criação das imagens tornando esse trabalho mais prático e rápido”, pontua Marcieli.
Acelerando resultados
Ministrada por Danilo Brizola, CEO da Snowman Labs, a palestra Startup 10x: Acelerando seus resultados com IA foi um das oficinas com maior presença de público. O palestrante deu insights para quem deseja ter resultados mais efetivos por meio do uso da IA.
Empreendedora de Minas Gerais, Paula Quintão, atua com consultorias para empresas de todo o Brasil na área de negócios. Ela conta que veio participar do ConectaPR pela primeira vez para conhecer mais sobre a cultura das empresas paranaenses.
“Eu me inscrevi porque queria enxergar melhor o cenário local, como os empreendedores locais estão atuando, perceber o que esses empresários estão falando. O workshop me interessou não apenas para o meu próprio negócio, mas também dentro dos cenários que atuo nas análises de dados e de mercado por exemplo. Foi muito legal e positivo participar”.

ConectaPR
Em sua 10ª edição, o ConectaPR é uma referência para startups em todo o Paraná e conta com palestras, conteúdos e expositores, promovendo networking e possibilidades de diálogo com atores importantes do mercado. Este ano, o evento tem como tema “soluções para o futuro impulsionada por pessoas”. Em 2024, o ConectaPR teve um público de 1.300 participantes, 113 startups, 67 palestras e 48 horas de conteúdos dedicados ao ecossistema.