
Encontrar soluções que contribuam para equacionar problemas reais do dia a dia de setores como o Agronegócio, Indústria e Biotecnologia. Esse foi o objetivo da Maratona de Ideias que aconteceu entre os dias 4 e 6 de julho, em Palmas, no Sudoeste do Paraná, e reuniu mais de 70 jovens para 24 horas intensas de criatividade e empreendedorismo. O evento foi uma parceria do Sebrae/PR, Prefeitura Municipal, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Rede de Habitats de Inovação.
Durante os três dias, os participantes tiveram que resolver problemas voltados para a logística e sustentabilidade de resíduos industriais, automação e eficiência na produção de compensados, otimização energética e sustentável de processos industriais, tecnologias e gestão na indústria e comércio, além da mão de obra e sucesso no agro.
O especialista em inovação que conduziu as atividades, Hector Felipe Cabral, conta que a ação faz parte do programa de geração de negócios inovadores da Rede de Habitats de Inovação do Sudoeste e Sul do Paraná, e que desafiou os participantes em diversos momentos.
“Eles foram desde a identificação da problemática, passando pela validação e busca por uma ideia, seja um aplicativo, software ou serviço para resolver esse desafio, até o seu desenvolvimento de fato. As etapas os ajudaram a visualizarem esse processo de criar um negócio”, explica Hector.
O IFPR contou com a participação de 15 estudantes na atividade. A professora do Instituto, Cândida Brandl, conta que a atividade impactou positivamente os alunos em diversos aspectos.
“Desde o trabalho em equipe, liderança, até o desenvolvimento de aspectos pessoais e oratória. Tivemos grandes ideias, o que demonstra que a nossa educação vem preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho, dando a eles a oportunidade de uma formação ainda mais completa”, afirma Cândida.
Os trabalhos apresentados foram avaliados por uma banca, que observou aspectos em diferentes vertentes como o modelo de negócio em si, plano de implementação, público-alvo, diferenciais, entre outros pontos. As três primeiras colocadas foram as equipes Edymaras, Cuiudas e Inovação Estratégica, que receberam troféus. Além disso, todas as 15 equipes foram convidadas a participar de um programa municipal de pré-incubação como oportunidade de desenvolverem as soluções apresentadas.

Participação
Maite Fortunati participou da Maratona ao lado dos pais, que integraram a equipe Fortunati. Para ela, a atividade foi muito além de um desafio.
“Juntos, buscamos solucionar um problema das empresas que é a geração de resíduos sólidos e líquidos. Como alternativa, pensamos na produção de biofertilizantes a partir deste lixo que é produzido e em como ele poderia ser transformado. A maratona não é uma competição, é um trabalho conjunto entre todos. E estar ali com os meus pais foi especial demais”, conta Maite.
Evolução
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Palmas, Felipe Zanoello, pontua que, para Município, ações como essas resultam em impactos importantes.
“Historicamente, Palmas é um município com uma vocação extrativista. Com iniciativas como essa da maratona, estamos abrindo novas oportunidades voltadas para a inovação e tecnologia, especialmente para os estudantes. O crescimento pessoal e profissional é muito grande, sobretudo do ponto de vista a conexão com o empreendedorismo”, pontua Felipe.

Conexão com desafios reais pode gerar novos negócios na incubadora
Para o consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, a Maratona de Ideias é uma das diversas iniciativas idealizadas pela Câmara Técnica de Inovação do município, que tem como estratégia fomentar soluções criativas a partir da conexão com problemas reais e empresas do setor produtivo.
“A geração de ideias inovadoras, a partir de desafios enfrentados por empresas e setores estratégicos da região, proporciona um ambiente de aprendizado intenso e aplicado. Isso não apenas qualifica os participantes para o mercado de trabalho, mas também cria condições reais para o surgimento de novos negócios, muitos dos quais podem evoluir e encontrar espaço dentro da incubadora local”, conclui Elizandro.
Apoio
A Maratona de Ideias contou ainda com o apoio do Núcleo de Inovação e Tecnologia de Palmas (NIT), Colégio Sesi, Guararapes, Marini Compensados, Bio-Tee Indústria Farmacêutica, Palmas Global Startup Center, Incubadora de Palmas e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Palmas.