ASN PR Atualização
Compartilhe

Lançamento do Eco.TICNova reúne ecossistema do norte do Paraná, em Londrina

Cerimônia ocorreu nesta segunda-feira, na sede do Sicoob Ouro Verde; Eco.TICNova será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, em Maringá
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

A cerimônia de lançamento do Eco.TICNova reuniu representantes dos ecossistemas de tecnologia de Londrina e Maringá na noite de segunda-feira (14), na sede do Sicoob Ouro Verde, em Londrina. O evento irá ocorrer nos dias 6 e 7 de agosto, em Maringá, e é voltado a empresas de todos os portes e setores, com expectativa de reunir entre mil e 1.500 participantes em dois dias de programação.

Lançamento do ECO.TICNova reuniu lideranças dos ecossistemas da região. Foto: Thomé Lopes/Sebrae.

O formato que alterna a cidade que realiza o lançamento e a cidade que recebe o evento foi adotado no ano passado, quando as lideranças de TIC dos dois municípios acordaram que, nos anos ímpares, o evento fosse realizado em Londrina, e nos anos pares, em Maringá. “A partir de 2022 unimos dois importantes eventos de tecnologia que já eram realizados nas duas cidades. O ECO.TIC, realizado em Londrina, e TIC’NOVA, promovido em Maringá. Entendemos que seria muito mais relevante unir forças dos ecossistemas dessas duas cidades para fortalecer o setor em todo o norte do Paraná”, explica o vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Abratic), Roberto Nishimura.

Desde que começou a atuação conjunta, o evento é realizado pela organização de entidades representativas das governanças de TIC das duas cidades, como APL TIC de Londrina, Software by Maringá, Abratic, Sebrae/PR e Sistema Fiep. O evento também conta com apoio de diversos atores estaduais ligados ao setor de TIC.

O vice-presidente da Abratic, Roberto Nishimura, destaca a união das lideranças de Londrina e Maringá para fortalecer o setor de TIC

Polo de Tecnologia

A consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani, reforça a importância do trabalho em conjunto das duas maiores cidades do interior do Paraná para promover o setor e reafirmar a região como um importante polo de tecnologia nacional. “Essa união impulsiona a transformação digital e fortalece a economia regional. Quando duas potências se unem, o resultado é um polo estratégico de inovação”, afirma Danubia.

Para consultora do Sebrae/PR, Danubia Milani destaca, ECO.TICNova reforça o polo tecnológico do Norte do Paraná. 

Juntas, as cidades de Londrina e Maringá contabilizam 4.607 empresas do setor de TIC, considerando apenas os CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) primários. Na mesma classificação, Florianópolis tem 5.976 empresas e Campinas, 6.404.

Em relação a empregos, o setor de TIC gera mais de 13,5 mil cargos diretos. “Isso significa que 3,75% dos empregos formais da região são gerados pelo setor. O que comprova que tecnologia é um importante motor para a economia da nossa região”, destaca a consultora do Sebrae/PR.

Robinson Patroni, presidente da Software by Maringá, salienta a importância da governança na realização do Eco.TICNova.

“Ver um lançamento com tantos representantes das duas cidades mostra a força e a união ao longo desses anos todos. Isso nos anima e nos dá a certeza de que, mais uma vez, o evento de agosto será um sucesso”, conclui Patroni.

  • aliança estratégica londrin e maringá
  • inovação
  • londrina
  • maringá
  • tecnologia
  • TIC