Com o objetivo de impulsionar a criação de retailtechs, startups com soluções para o comércio, Londrina recebe uma programação de eventos de inovação. O primeiro deles, o Ideathon Inova Comércio, voltado a estudantes do Senac, foi realizado no início de outubro. Para os dias 18 a 20 está programado o Hackathon Retailtech, uma maratona que visa trazer soluções para os desafios do setor. Os projetos vencedores serão classificados para uma trilha de pré-incubação no Centro de Inovação do Comércio (CIC).
A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, explica que o Ideathon Inova Comércio buscou sensibilizar estudantes do ensino médio, técnico e profissionalizante para a geração de ideias que podem solucionar demandas do comércio. Depois deste primeiro desafio, os alunos do Senac e a comunidade em geral estão convidados a participar de um hackathon, que tem como objetivo a apresentação de protótipos funcionais.
“Serão 44 horas ininterruptas de maratona, com a participação de até 20 equipes. Os participantes terão condições de validar suas propostas diretamente com os comerciantes locais. Os projetos vencedores estarão classificados automaticamente para a trilha de pré-incubação do Centro de Inovação do Comércio e ganharão premiação em dinheiro”, detalha a consultora.
O Hackathon Retailtech é aberto a qualquer pessoa interessada em desenvolver soluções para o comércio, sem restrições de formação ou área de atuação. Estudantes, profissionais e entusiastas de tecnologia e inovação se reuniram em equipes para participar do desafio. As inscrições já estão encerradas.
A presidente da Governança do Comércio Londrina, Andréa Prado, afirma que essas iniciativas são essenciais para o crescimento das retailtechs em Londrina. Ela acrescenta que o hackathon reunirá pessoas criativas para resolver desafios do setor, enquanto a trilha de pré-incubação oferecerá a oportunidade de os empreendedores testarem e aprimorarem as ideias antes de lançá-las no mercado, aumentando as chances de sucesso.
“Esses movimentos geram soluções inovadoras e conectam startups, empreendedores e investidores, formando parcerias significativas. É fundamental criar redes entre startups, universidades e investidores, assim como integrar o conhecimento teórico à prática”, destaca.
De acordo com Andréa, os próximos passos para fortalecer o ecossistema incluem a formalização do Centro de Inovação do Comércio de Londrina (CIC), que será inaugurado com espaços colaborativos, como laboratórios e coworkings.
O gerente do Sesc Londrina Norte e presidente do CIC, Cilas Fonseca Vianna, lembra que o foco das maratonas será criar novas ferramentas, sistemas, aplicativos e estratégias para o comércio local.
“Nossa expectativa é tentar transformar a maneira como o comércio opera e interage com os clientes, fomentando a criação de soluções inovadoras que possam ser rapidamente aplicadas para resolver problemas, melhorar a eficiência e aumentar a satisfação dos compradores, além de ajudar os empresários a acompanharem as rápidas mudanças no comportamento do consumidor e nas tendências de mercado”, completa.
A jornada de inovação do comércio de Londrina é uma iniciativa que reúne agendas do Sebrae/PR, governança Comércio In Foco, Centro de Inovação do Comércio (CIC), Fecomércio PR, e Senac, com o apoio da Associação Comercial de Industrial de Londrina (Acil), Estação 43, Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) e Shopping Royal Plaza.