ASN PR
Compartilhe

Maratona com estudantes vai fomentar a criação de ideias inovadoras para desafios da construção civil

Ideathon integra a programação da Construtech Week 2024, que também recebe uma exposição de startups, nos dias 24 e 25 de setembro, em Londrina
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
Ideias criadas durante a maratona serão avaliadas por uma banca no último dia do evento. Foto: Arquivo/Thomé Lopes.

Uma maratona para fomentar a criação de ideias inovadoras para as demandas da construção civil. Esta é a proposta do Ideathon, que integra a programação da Construtech Week (CW24), principal evento de inovação na construção civil do norte do Paraná, que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Eventos do Aurora Shopping, em Londrina.

O consultor do Sebrae/PR, Gustavo Ishikawa, explica que vão participar da maratona estudantes de graduação de Londrina e região e que terão a oportunidade de desenvolver ideias e projetos inovadores para solucionar desafios do setor.

“O objetivo é aproximar a academia do mercado profissional da construção civil. Temos ‘dores’ no setor que precisam ser resolvidas e, por meio da maratona, trazemos mentes novas para criar soluções com o apoio de mentores”, detalha o consultor.

A melhor ideia desenvolvida ganhará uma incubação no quinto ciclo do Construhub, o hub de inovação da construção civil em Londrina, a partir de 2025.

De acordo com o coordenador de programas estratégicos do Construhub, Murillo Braghin, nesta terceira edição o Ideathon está mais flexível em relação às inovações que podem ser propostas pelas equipes, que não precisam ser formadas apenas por estudantes de engenharia civil ou arquitetura.

“O tema será ‘Inovação na Construção Civil’, e as equipes poderão abordar diferentes áreas, como canteiros de obras, vendas de apartamentos ou até aspectos humanos. Ao todo, serão 30 participantes, divididos em seis equipes”, explica Braghin.

Exposição de Startups 

Dentro das atrações da Construtech Week 2024 está a Startup Village – Vila de Startups, na tradução livre. Neste ano, o espaço será maior e contará com startups de diferentes níveis de maturidade e áreas de atuação.

Além dos negócios já vinculados ao Construhub, que participam de ciclos de incubação, foram convidadas startups de outras iniciativas, como Estação 43 e Redfoot. O evento reunirá tanto startups em fase inicial como as já graduadas ou investidas, além de empresas mais estabelecidas, para expor suas soluções.

A novidade desta edição é que, além de startups focadas diretamente em resolver demandas da construção civil, como aquelas que trabalham com materiais inovadores ou novas formas de construção, a exposição incluirá negócios de outros setores que podem oferecer soluções úteis para o mercado imobiliário, em áreas como comunicação virtual, monitoramento de acessos, contabilidade e digitalização de processos.

A Construtech Week terá como uma das atrações a Startup Village, com a exposição de soluções inovadoras. Foto: Arquivo/Thomé Lopes.

Expectativa 

Entre as startups expositoras do evento está a Leve, empresa de Londrina que desenvolve soluções tecnológicas para o mercado imobiliário, com foco em ferramentas de vendas, como maquetes virtuais e passeios virtuais interativos.

O CEO da startup, Raphael Mello, afirma que a expectativa para o evento é gerar contatos e negócios por meio das duas ferramentas, que poderão ser visualizadas na prática pelo público da Construtech Week.

“Queremos aumentar o nosso posicionamento de marca. É uma oportunidade, também, para que as pessoas tenham contato com nossos produtos. E isso faz com que possamos gerar relacionamentos e futuras vendas”, afirma Mello.

A Construtech Week 2024 é uma realização da Governança de Inovação na Construção Civil de Londrina e Região (Icon), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) e Sebrae/PR. A programação completa do evento está disponível no site:
construtechweek.com.br.

  • Construção Civil
  • Construtech week
  • ideathon
  • londrina
  • maratona de ideias
  • mercado imobiliário