ASN PR Atualização
Compartilhe

Maratona de Ideação busca soluções e oportunidades para desafios do agronegócio

Foram mais de 40 participantes em busca de ideias inovadoras para o setor
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe
Evento desafiou participante a encontrarem soluções inovadoras para desafios do agronegócio. Fotos: Divulgação

Identificar desafios, pensar em soluções e desenvolver produtos ou serviços que atendam as demandas do agronegócio. Esse foi um dos objetivos da Maratona de Ideação, que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de junho, em Realeza, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no Sudoeste do Paraná, e reuniu mais de 40 participantes. O evento foi uma realização do Sebrae/PR em parceria com o Conselho Municipal de Apoio à Inovação e Tecnologia.

A jornada de 24 horas movimentou profissionais da área, estudantes e professores que, organizados em grupos, buscaram soluções inovadoras para o mercado. Entre os desafios apresentados, estavam problemas relativos ao acesso a tecnologia, previsão do tempo, rastreabilidade de produtos, gestão e aspectos financeiros, entre muitos outros.

Hector Cabral, especialista em inovação e que conduziu as atividades, explica que a maratona exigiu uma série de processos a serem ultrapassados pelos participantes.

“Primeiro eles buscaram mais informações sobre os problemas que resolveram trabalhar, conversaram com algumas pessoas para entender essa dor, validar a ideia deles indo para a rua e depois apresentar a solução que eles encontraram, seja um aplicativo, um produto, um serviço, um software, enfim como eles se propõe a resolver essa problemática”, conta Hector.

De forma criativa, eles buscaram soluções práticas e viáveis para os desafios propostos. Luciana Carolina Lange, do grupo WeFive, conta que a equipe buscou resolver o problema de logística e venda dos pequenos produtores.

“Um dos grandes desafios hoje é o pequeno produtor comercializar aquilo que produz na agricultura familiar. Ele acaba, praticamente, tendo que vender de porta em porta a alface, o morango e o tomate. Isso traz uma série de dificuldades, seja do ponto de vista da logística, do tempo, do valor final do produto ou do deslocamento. Diante disso, pensamos em criar um aplicativo que conecte o produtor ao cliente final, oferecendo comodidade para ambos os lados”, comenta Luciana.

Professor da União de Ensino da Trifronteira (Unetri), André Felipe Ferreira, da equipe Trifon Agro, destaca que um dos problemas encontrados pela equipe foi com relação à gestão financeira dos produtores rurais.

“O primeiro passo é compreender, por meio de um demonstrativo de resultado do exercício, como a produção está gerando receita. E a partir disso fomentar por meio de dados uma ferramenta que permita ao produtor melhorar suas negociações tendo acesso inclusive a mais fornecedores e compradores. A gestão começa comprando bem e vendendo melhor ainda”, comenta André.

Equipe Trifon Agro, durante a Maratona de Ideias, em Realeza, ficou em terceiro lugar

Cada uma das soluções apresentadas foi avaliada por uma banca, que elegeu os três melhores projetos que posteriormente passarão por uma pré-incubação. Após três meses, passaram novamente por uma avaliação e uma premiação em dinheiro, que será direcionada para colocar a ideia de fato em prática com o intuito de que lá na frente se torne um negócio próspero. O primeiro lugar ficou com a equipe Agrotech, em segundo a WeFive e em terceiro a equipe Trifon agro.

Consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, ressalta que a Maratona é uma oportunidade para que os participantes desenvolvam suas habilidades e vislumbrem novas oportunidades.

“Estar aqui hoje é se desafiar, trabalhar em equipe e promover a busca por soluções que venham resolver desafios do dia a dia do agronegócio local. Uma oportunidade de fazer a diferença, contribuir com o desenvolvimento do setor e, quem sabe, começar aqui uma jornada empreendedora que leva ao sucesso. É isso que nós desejamos”, acrescenta Jocelei.

Desenvolvimento

Para Hector, a Maratona é um processo importante no desenvolvimento de habilidades empreendedoras.

“Eles desenvolvem um olhar mais aprimorado para os diversos comportamentos do empreendedor, entendendo as necessidades do mercado, o cliente, as oportunidades e percebendo na prática que empreender vai muito além de simplesmente abrir um negócio”, pontua.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Realeza, Paulo Sergio Bueno, destaca que momentos como esse ajudam a consolidar a cultura da inovação no município.

“Estamos em nossa quinta edição do Hackathon. Hoje plantamos mais uma semente, que esperamos colher no longo prazo. Que são essas ideias que estão sendo apresentadas e que mais pra frente desejamos que se tornem de fato negócios prósperos. O evento de hoje vem para acompanhar esse movimento de inovação que é global, que traz novas perspectivas e possibilidades para Realeza”, complementa Paulo.

Apoio

A Maratona de Ideação foi realizada pelo Sebrae/PR em parceria com o Conselho Municipal de Apoio à Inovação e Tecnologia de Realeza, contando com o apoio da Rede de Habitats de Inovação do Sudoeste e Sul do Paraná e as instituições que integram a Rede, Associação Empresarial de Realeza (Aciar), Centro de Empreendedorismo Inovador de Realeza (CER), Prefeitura Municipal de Realeza, La Frontera Inova e Sudovalley.

  • agronegócio
  • hackathon
  • inovação