ASN PR Atualização
Compartilhe

Maratona de Ideação fomenta o desenvolvimento de ideias para a indústria

Atividade, realizada durante o final de semana, reuniu mais de 70 participantes, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Foram três dias de imersão na busca por ideias de produtos ou serviços que pudessem atender aos desafios reais da indústria. Assim foi a Maratona de Ideação, que reuniu mais de 70 participantes, em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, nos dias 22, 23 e 24 de agosto. A iniciativa faz parte do planejamento do Conselho de Inovação de Ciência e Tecnologia do município, que tem como base de atuação a metodologia dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI) e foi realizada pelo Sebrae/PR, em parceria com a secretaria municipal de inovação, Rede de Habitats do Sudoeste e Sul do Paraná, bem como com as instituições parceiras.

Os desafios foram apresentados pelas indústrias Atlas Eletrodomésticos e pela Terris Tecnologia, que atua no desenvolvimento de soluções para o agronegócio. Entre as problemáticas, estão questões como o aperfeiçoamento de um sistema de ordem de serviços, a automatização do processo de ensaios de fogões, a conferência automática de notas fiscais e a limpeza de sensores eletrônicos que permitem mais durabilidade e eficiência no campo.

Maratona de Ideação desafio jovens a buscarem soluções para a indústria. Fotos: Divulgação.

O especialista em inovação, Hector Cabral, conduziu a Maratona de Ideação e explicou que a atividade exige uma série de passos que desafiam os participantes.

“Chegar a um produto ou serviço para tais problemas não é algo simples, pois eles precisam buscar informações sobre cada problemática, compreender de fato essa dor, validar a ideia e depois apresentar qual solução eles encontraram, podendo ser um serviço, um software, um aplicativo, e como tudo isso funcionaria”, conta Hector.

O consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, destaca que a Maratona de Ideação integra as ações e as estratégias do programa de geração de negócios inovadores da Rede de Habitats potencializando o que chamamos de inteligência coletiva do ecossistema.

“Estamos caminhando para o quarto ano com um novo formato, tendo como objetivo fomentar e integrar toda a cadeia produtiva, bem como pautar os problemas das empresas, para que as ideias apresentadas cada vez mais se tornem soluções viáveis e possíveis negócios lá na frente. E tudo isso com a integração entre as instituições de ensino, incubadoras e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco”, afirma Elizandro.

Além de Pato Branco, este ano, já foram realizadas Maratonas de Ideação nas cidades de Realeza, Palmas e Francisco Beltrão. No início de setembro, acontece em Dois Vizinhos também com a temática voltada para a indústria.

Encontro reuniu mais de 70 participantes, em Pato Branco, com a participação de diversas instituições.

Alto nível

O Presidente do Sistema Regional de Inovação (SRI) e gestor de Tecnologia da Informação na Atlas, Marcelo Silva, pontua que os trabalhos apresentaram um nível alto de qualidade.

“Ações como essa são fundamentais para movimentarmos o ecossistema. A gente tem uma expectativa muito alta de que as soluções apresentadas poderão seguir um processo de aceleração e que muitas dessas soluções de fato possam ser aplicadas na indústria”, acrescenta Marcelo.

Vencedores

Cada uma das soluções apresentadas foi avaliada por uma banca, que elegeu os três melhores projetos. Além de troféus, os ganhadores receberão mentorias e participarão de um processo de interação com as indústrias para evolução dos protótipos apresentados. Em terceiro lugar, ficou a equipe LanPeão. O segundo, ficou com a equipe Alt+F4 e a campeã foi a equipe Forty-Four.

O representante da equipe vencedora, Jackson Alves Ramos, da Forty-Four, conta que o time buscou resolver um problema da Atlas relacionado à solicitação de peças junto aos técnicos da indústria.

“Essas peças demoram aproximadamente sete dias entre a solicitação e a entrega. O que a gente fez para reduzir esse tempo foi por meio de uma aplicação em que os técnicos teriam acesso a todas as ordens de serviço de forma online, trazendo informações e possibilitando essas solicitações de forma mais ágil. Além disso, colocamos um diferencial de rota inteligente para diminuir esse prazo. Foi a primeira vez que participei da Maratona e foi sensacional”, conta Jackson.

Equipe Forty-Four, vencedora da Maratona de Ideação, realizada em Pato Branco.

Ambiente

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Rosiclei Caldato Dalagnol, destaca que o município tem cada vez mais fomentado ações voltadas a incentivar a criação de ideias inovadoras.

“Ver jovens reunidos, focados no desenvolvimento de soluções aqui para a indústria, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e que o ambiente local, com o apoio de diversas instituições, está cada vez mais preparado para acolhê-los. Hoje temos uma vertente muito forte ligada à inovação, com todo um ecossistema, que tem contribuído para o fomento do empreendedorismo”, pontua Rosiclei.

Apoio

A Maratona de Ideação foi realizada pelo Sebrae/PR em parceria com o Conselho Municipal de Apoio à Inovação e Tecnologia de Pato Branco, contando também com o apoio da Rede de Habitats do Sudoeste e Sul do Paraná e as instituições que integram a Rede, a Prefeitura Municipal de Pato Branco, Sistema Fiep, Sindimetal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Unimater, Afya Centro Universitário de Pato Branco, as incubadoras SPRINT PB, ITECPB, e as pré-Incubadoras STARTIN e IDAI, além do apoio local e infraestrutura do SEST/SENAT para esta edição.

  • ambiente de negócios
  • Ecossistema de Inovação
  • hackathon
  • inovação