ASN PR Atualização
Compartilhe

Maratonas de inovação são destaques da programação da Expoasa, em Assaí

Considerada a exposição agrícola mais antiga da América Latina, evento trará palestras e competições para fomentar o ecossistema de inovação local e regional
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Começa nesta sexta-feira (7) e vai até domingo (9), a Exposição Agrícola Regional de Assaí (Expoasa), norte do Paraná, com parte da programação pautada na inovação e no desenvolvimento de soluções para o agronegócio. No período, estão previstas a realização da segunda edição do Hackasun, uma maratona de inovação voltada para estudantes, e de uma jornada sobre os desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A consultora do Sebrae/PR, Talita Pires Dalcortivo, explica que, além dos desafios, o evento trará uma agenda técnica, atendimento da Sala do Empreendedor e uma arena do conhecimento com uma trilha de palestras.

“Estamos trazendo o viés de inovação para o evento. Assaí possui um ecossistema integrado e valoriza a cultura japonesa. O município tem sido destaque e, nos últimos anos, ganhou 12 premiações dentro do conceito de cidades inteligentes. É finalista nacional do Prêmio Prefeitura Empreendedora com um projeto na área de educação”, aponta.

Com a primeira edição realizada em 1935, por imigrantes japoneses, a Expoasa é considerada a mais antiga exposição agrícola da América Latina. O evento trará uma programação de seminários técnicos sobre temáticas do agronegócio, demonstração de soluções por startups, seminário de crédito, oficinas e atividades culturais e gastronômicas da colônia japonesa.

O secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Assaí, Igor Lima Freire Oliveira, conta que a pauta da inovação foi inserida no evento no ano passado e, com a repercussão positiva, neste ano, o município e o Sebrae/PR investiram em um repertório maior de atividades para fomentar o ecossistema local.

“Criamos, com o Sebrae e o Ministério da Cultura, o projeto ‘Omoide’, que significa recordação, em japonês. Teremos na feira uma equipe de audiovisual para entrevistar a colônia japonesa e mostrar sua importância para o desenvolvimento do Brasil. Os relatos serão transformados em documentário”, conta.

A Expoasa também contará com a exposição de produtos e máquinas agrícolas e deve receber um público heterogêneo, vindo de Assaí e de pelo menos 15 cidades da região. No ano passado, o evento atraiu 5 mil visitantes e a expectativa é superar esse público em 2024. A ideia, segundo Oliveira, é que a Expoasa deixe de ser apenas uma exposição agrícola para se tornar um evento regional, que fomente o empreendedorismo e a inovação e fortaleça os pequenos produtores e os negócios.

A Expoasa é uma realização da Liga das Associações Culturais de Assaí (Laca), Prefeitura de Assaí, Sebrae/PR e Nippo Feira Assaí. As palestras e atrações culturais ocorrem no Centro de Eventos Toyosaburo Ikeda, que fica na Avenida Paul Harris. Informações sobre a programação completa, inscrições e horários de funcionamento estão disponíveis no site: www.expoasa.com.br.