Uma caixa esterilizadora à base de luz ultravioleta C (UVC) capaz de esterilizar instrumentos cirúrgicos em cinco minutos. Esta é a novidade que a empresa londrinense de produtos odontológicos Plazadente lançará, em primeira mão, na Hospitalar 2023, o maior evento de saúde da América Latina, que começou nesta terça-feira (23) e vai até sexta (26), na Expo São Paulo, capital paulista.
Os irmãos e empresários no negócio, Antonio Valentim Sélla e Wilsom Maria Sélla, vão utilizar um espaço no estande do Sebrae/PR para apresentar o novo produto aos visitantes da feira. Eles contam que a máquina atende às necessidades das áreas médica, odontológica, veterinária e também de podologia.
Antonio Sélla detalha que o desenvolvimento do produto começou cinco anos atrás e contou com o apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sebrae/PR, startup GRAL Biotaivos, que fez os testes químicos e biológicos, e a Meliore, que os apoiou com as certificações. Em fevereiro deste ano, a empresa recebeu a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a fabricação e comercialização do produto.
“Lançaremos a esterilizadora na feira e iniciaremos a comercialização. O suporte do Sebrae/PR foi muito importante durante todo o processo”, afirma Wilson Sélla.
Além da Plazadente, o Sebrae/PR vai levar para a Hospitalar 2023 outras 11 micro e pequenas empresas do norte e noroeste do Paraná: Hospi Bio (Cambé), 2I Produtos Odontológicos (Cambé), Multiquímica (Londrina), Quaent Sistema (Londrina), Print Press (Maringá), Soinvie (Peabiru), Metal Solution (Londrina), Meliore (Londrina) e Urocore (Londrina).
Na Hospitalar, serão mil marcas expositoras e mais de 30 países representados. Além da exposição de marcas, produtos, serviços e equipamentos nacionais e internacionais, o evento promove experiências, debates e fóruns sobre as principais inovações e tendências do setor. A estimativa é de que 50 mil pessoas visitem a feira até sexta-feira.
A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, destaca que, para as micro e pequenas empresas que estarão no estande compartilhado, participar do evento é uma oportunidade de prospectar novos mercados. Ela lembra que a compra de espaço em feiras desse porte requer um alto investimento, o que dificulta a participação dos pequenos negócios.
“Participamos da Hospitalar desde 2019 e temos um histórico para confirmar que as micro e pequenas empresas conseguem expandir mercado, tanto para vendas, como troca de tecnologias, nacional e internacionalmente”, afirma.
A visitação na Feira Hospitalar ocorrerá das 11h às 20h até sexta-feira.