Oito micro e pequenas indústrias de móveis de Arapongas receberam, neste mês, o Ecoselo, um certificado que reconhece o nível de responsabilidade das empresas com a gestão ambiental dos negócios. O selo verde foi concedido pelo Centro Tecnológico de Efluentes e Resíduos (Cetec ONG) e Sindicato da Indústria de Móveis de Arapongas (Sima), por meio de auditorias realizadas pela empresa I9 Gestão. O selo tem validade de um ano e pode ser usado nos materiais publicitários das fábricas.
A iniciativa contou com o apoio do Sebrae/PR, que subsidiou 70% das despesas da participação dos pequenos negócios no programa por meio do Sebraetec. Os outros 30% foram custeados pelo Sima, devido aos custos para implementação. O apoio viabilizou a participação das micro e pequenas empresas do setor moveleiro, que podem estampar o selo verde em seus produtos e aumentar a competitividade no mercado. Além delas, outras 20 fábricas de médio e grande porte também conquistaram a certificação.
Entre as MPEs, duas empresas conquistaram a certificação na categoria Bronze, com pontuação entre 70% e 79%; uma na Prata, com média de 80% a 89%; e cinco na Diamante, que contempla os negócios que atendem mais de 90% dos requisitos ambientais exigidos pelo selo e ainda desenvolvem programas de responsabilidade social.
O presidente do Sima, José Lopes Aquino, explica que o programa foi criado em 2013 e evoluiu com o tempo, contribuindo para o aumento da consciência ambiental entre as empresas. Ele destaca que o Ecoselo insere o cuidado ambiental e a sustentabilidade como boas práticas empresariais, gerando valor institucional para a marca e os produtos ofertados, fato que é reconhecido pelo mercado por meio da certificação. Por outro lado, traz efetiva melhoria no ambiente de trabalho, refletindo na saúde física e mental do trabalhador, tornando as empresas mais produtivas e os colaboradores mais satisfeitos.
“O Polo de Arapongas e, em especial, as indústrias tornaram-se reconhecidos pelas boas práticas ambientais e pelo programa de reciclagem dos resíduos industriais, isso tudo evidenciado pelo Ecoselo”, afirma.
A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, lembra que as indústrias de móveis geram muitos resíduos e precisam de apoio no cumprimento da legislação ambiental para evitar multas e passivos. Segundo ela, já consolidado, o Ecoselo se tornou um importante diferencial competitivo, já que o consumidor está mais atento e tende a valorizar mais as empresas que demonstram consciência ambiental.
“O selo verde agrega muito valor ao produto da indústria moveleira. O Ecoselo é o primeiro passo para a conquista de selos ambientais obrigatórios para a exportação. Então, o programa auxilia os pequenos negócios que almejam, no futuro, expandir o seu mercado para fora do Brasil”, revela.
A Combinare Estofados, que trabalha com móveis para decoração e participa do programa desde sua criação, conquistou, mais uma vez, o Ecoselo na categoria Diamante. Um dos sócios da empresa, João Ângelo Tudino, diz que a certificação abriu os olhos para a necessidade de cumprir as legislações, e o selo se tornou comercialmente estratégico para demonstrar essa preocupação ambiental aos clientes.
“Há algum tempo, temos mantido a nota máxima, vendemos para todo o Brasil e exportamos para a América do Sul. Usamos muito o Ecoselo nos nossos catálogos e redes sociais”, conta.
A Balaqui Decor, especializada na produção de poltronas e cadeiras de jantar, conquistou o selo na categoria Bronze. Para o CEO da indústria, Luís Gustavo Vieira, a certificação contribui para elevar o patamar de conscientização interna e externa e reforça o compromisso da fábrica com práticas sustentáveis. De acordo com Vieria, o selo gera credibilidade entre os consumidores e agrega valor aos produtos, já que os clientes estão cada vez mais exigentes e conscientes em relação às práticas das marcas.
“O Ecoselo nos posiciona como uma empresa que não apenas busca excelência no design e qualidade dos produtos, mas também valoriza a ética, o impacto ambiental e o bem-estar social. Esse selo é uma forma de reconhecer nossos esforços contínuos para melhorar como empresa e para a sociedade”, analisa o empresário.
-
Micro e pequenas empresas certificadas com o Ecoselo, em 2024:
Categoria Bronze: Balaqui Decor e Marrom Móveis
Categoria Prata: AJL Móveis
Categoria Diamante: Artecouros, Combinare Estofados, Molufan Estofados, Poquema Móveis, Perfan