ASN PR
Compartilhe

Novas experiências ampliam o mercado de turismo inteligente em Curitiba

Evento realizado na Regional Curitiba do Sebrae/PR apresentou dez novas experiências a representantes de setor de turismo da capital paranaense
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

O turismo de Curitiba ganha mais empresas inteligentes e inovadoras, que prometem valorizar ainda mais as belezas da capital paranaense. Nesta quarta-feira (9), a sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR recebeu o lançamento de dez novas Experiências Turísticas de Curitiba, que fazem parte do ecossistema Curitiba DTI – Destino Turístico Inteligente.

As iniciativas escolhidas participaram do Conexão DTI, uma jornada de formatação que contou com a participação de 35 empresas de diferentes setores do turismo, como agências de viagens, bares, restaurantes, meios de hospedagem, entre outros. Durante o período, os gestores participaram de palestras, workshops e mentorias realizadas pelo Sebrae/PR e o Instituto Municipal de Turismo, com a parceria do Governo do Paraná, o Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur) e o Observatório de Turismo.

Experiências Turísticas de Curitiba, assim como de todas as regiões do Paraná, estão disponíveis no site: https://sites.pr.sebrae.com.br/experienciasturisticas/

Ao final, 10 negócios apresentaram seus produtos no evento. A consultora do Sebrae/PR, Marcia Giubertoni, explica que o lançamento é uma forma de mostrar ao setor turístico de Curitiba novas formas de conhecer e vivenciar experiências curitibanas.

“É uma apresentação de experiências, que reúne produtos inovadores de diferentes áreas. Com esse lançamento, queremos mostrar ao trade de turismo que é possível oferecer mais atrações para os nossos turistas”, ressalta a consultora.

Marcia Giubertoni, consultora do Sebrae/PR, celebra a oportunidade de apresentar novas experiências ao setor turístico. Fotos: Inove.

A apresentação das novas experiências fez parte do evento Turismo 360 – Tendências e Conexões, que trouxe atrações para o setor em Curitiba. Além do Ecossistema DTI, o dia teve ainda palestras de tendências, como Turismo 50+ e Mulher Viajante, rodadas de networking e a exposição de produtos do SouCuritiba Souvenirs.

Roger dos Santos e Patizia Vicente apresentam a experiência turística do Pirata Zulmiro.

Um ecossistema de experiências turísticas

Fazer parte do ecossistema DTI pode auxiliar a ampliar o leque de experiências que os turistas possuem ao chegar à capital. Vitor Fidalgo, representante do Mercado das Pulgas, tem como produto apresentado uma visita pelas mobílias e memórias que a loja traz para a cidade. Na visão dele, pensar o turismo é pensar também o cenário cultural de Curitiba.

“Somos um local multifacetado, em que as pessoas podem preservar diversas culturas em um só acervo. Logo, a experiência que oferecemos tem como propósito contribuir com novos aprendizados e lembranças, engrandecendo a história cultural e turística da nossa cidade”, pontua Fidalgo.

As experiências selecionadas vão se integrar ao ecossistema DTI, que tem como proposta transformar Curitiba em uma referência em turismo inteligente até 2030. O projeto traz diretrizes como sustentabilidade, tecnologia, inovação, marketing, experiência, entre outros elementos que buscam alimentar o mercado de turismo inteligente da capital.

Dentro desse contexto, o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, Giovanni Bagatini, ressalta que a busca por experiências turísticas é cada vez maior, o que exige um olhar apurado com relação a esse movimento.

“O mercado de turismo de experiência continua crescendo, refletindo a mudança nas preferências dos viajantes por momentos personalizados. Por isso, as empresas devem buscar superar as expectativas do cliente, garantindo qualidade e um atendimento hospitaleiro, e pudemos perceber essas competências nas novas experiências de Curitiba.”, observa Bagatini.

Contar histórias através do turismo

Uma das tendências das iniciativas selecionadas é trazer um repertório cultural curitibano para os visitantes. Rosangela Missawa, da experiência Ecos da Criação – Patrimônios e Tradições, destaca que o legado espiritual e os locais religiosos da cidade ajudam a diversificar o setor turístico da capital.

“Queremos atrair mais peregrinos, turistas culturais e estudiosos. Resgatando a herança espiritual e religiosa de Curitiba, ajudamos a fortalecer a identidade local e a trazer mais conscientização sobre nossa arte e arquitetura”, analisa Rosangela.

Representante do Mercado das Pulgas, Vitor Fidalgo reafirma a vocação de Curitiba como cenário cultural.

Patrizia Vicente e Roger dos Santos são guias de turismo e trazem como experiência a história do Pirata Zulmiro, um cidadão britânico que viveu em Curitiba em meados do século XIX e acredita-se ser o último pirata do mundo. O tour desenvolvido pelo casal passa pelas principais localidades relacionadas ao personagem.

“Queremos contribuir com o turismo local apresentando uma história que tem envergadura e conteúdo histórico cultural. É uma experiência e também uma herança de Curitiba, que transmitimos para os turistas e para as gerações futuras”, conta Patrícia.

O lançamento das novas experiências é uma realização do Sebrae/PR e da Fecomércio PR, com o apoio de diferentes parceiros, como a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Ecossistema DTI Curitiba, Convention Visitors Bureau de Curitiba, MoviMente Curitiba, Curitiba Gastronômica e o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA).

  • curitiba
  • DTI
  • experiências
  • Inteligente
  • turismo