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Plano de ação é apresentado para transformar Londrina em Destino Turístico Inteligente

Ação promovida pela Governança de Turismo e Sebrae/PR visa facilitar a interação e a integração do visitante e melhorar a qualidade da sua experiência com a cidade
Por ASN Paraná
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A Governança de Turismo de Londrina apresentou, nesta quarta-feira (29), um mapa estratégico com ações planejadas para transformar Londrina em um Destino Turístico Inteligente (DTI) até 2025. O material reúne eixos estratégicos de atuação, diretrizes e indicadores que vão nortear o trabalho das instituições, empresas e Poder Público nos próximos dois anos.

Na oportunidade, o Sebrae/PR formalizou a entrega do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná para três empresas da cidade e também foi realizada a apresentação da nova marca da Governança de Turismo, desenvolvida em parceria com o curso de Design Gráfico da UniFil. O evento reuniu lideranças, representantes do ecossistema de inovação de Londrina e empresários do setor no Hub de Inovação do Turismo, que fica no segundo piso do Boulevard Shopping.

O mapa estratégico propõe diretrizes nas áreas de empreendedorismo e experiência, com foco em capacitar os empresários para que ofereçam uma experiência positiva e memorável aos visitantes; políticas públicas, como a criação de uma lei de DTI; marketing, para buscar soluções tecnológicas que facilitem o acesso a informações e comercialização de serviços turísticos; criatividade, para incentivar a produção de souvenirs criativos da cidade; mobilidade e transporte; entre outros.

A coordenadora da Governança de Turismo de Londrina, Maria Angela Rocha Ferraz, diz que o evento foi uma oportunidade para apresentar para a comunidade as principais ações realizadas em 2023 e as perspectivas de futuro. Ela destaca a importância do planejamento para que a cidade saiba aonde quer chegar e reforça a relevância do turismo para o fomento da economia local.

“A gente sabe que cada evento de negócio realizado na cidade movimenta em torno de 180 CNAE [Classificação Nacional das Atividades Econômicas]. A cidade toda é beneficiada e cresce a partir do turismo”, aponta.

Maria Angela lembra que a vocação de Londrina vai além do turismo de negócios. A cidade também possui atrações naturais, como parques e cachoeiras, rotas das catedrais e gastronômicas, que atraem visitantes, mas que carecem de mais divulgação.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, diz que a transformação de Londrina em um Destino Turístico Inteligente será um grande diferencial para a cidade.

“Londrina caminha para aprovar a primeira lei de DTI do Brasil. Também temos um planejamento de turismo prestes a ser entregue. O showcase também está pronto e será outro instrumento importante para atrair investimentos e turismo. Estamos estudando, ainda, uma solução para trazer um novo centro de eventos para a cidade”, cita.

O showcase setorial de Londrina terá formato de livro e irá compilar os principais dados e informações do município. O material será utilizado para demonstrar as potencialidades de Londrina e contribuir com a atração de investimentos, negócios, eventos e visitantes para a cidade. A previsão é de que seja entregue no aniversário da cidade, em dezembro.

Selo de Qualidade no Turismo do Paraná

Três empresas do setor de turismo de Londrina receberam do Sebrae/PR o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná. O Hotel Galli foi reconhecido com o Selo Bronze, na categoria meios de hospedagem; e os restaurantes Minerin (Bronze) e Jardim Gastronômico (Ouro), na categoria gastronomia.

“O Selo certifica estabelecimentos turísticos de destaque em serviços. São avaliados a qualidade da gestão e o atendimento”, explica a consultora do Sebrae/PR, Leda Terabe.

Inês dos Reis, que comanda um restaurante mineiro há 24 anos, diz que adotou uma gestão mais inteligente com o apoio do Sebrae/PR. Foto: Thomé Lopes.

A proprietária do restaurante Minerin, de Londrina, Inês Aparecida Mazzioni dos Reis, que trabalha há 24 anos na área, diz que a sua jornada como empreendedora foi muito intuitiva. Ela afirma que sempre trabalhou com amor, seguindo todas as regras, mas quando passou a receber as consultorias do programa, mudou a visão sobre o negócio e fez uma série de mudanças importantes.

“A minha empresa, apesar de organizada, faltava modernização e tecnologia. Com o apoio do Sebrae, consegui implantar uma gestão inteligente e autossuficiente, que não depende de mim para caminhar bem”, conta.

O Selo de Qualidade no Turismo do Paraná é resultado da parceria entre o Sebrae/PR e a Fecomércio PR, com apoio de parceiros estratégicos, incluindo a Secretaria de Estado do Turismo (Setu), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (Abeoc-PR).

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