Planejamento elaborado pela governança Food Tech Toledo prevê ações para melhorar a produtividade local
Nesta sexta-feira (21), será apresentado, em Toledo, o plano Food Tech Toledo, que traçou metas para os próximos 12 meses com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação na cadeia de alimentos. O trabalho é resultado de diversos estudos desenvolvidos com base na metodologia da Fundação Certi (que leva em consideração vocação, potencial, tendências e cenários) e conduzidos pela governança Food Tech, composta por 18 membros, entre empreendedores, entidades e cooperativas locais.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, o grupo realizou quatro workshops e, durante os encontros, fez mapeamentos e atribuiu notas a temas como maturidade do ecossistema, ambientes de inovação, políticas públicas, acesso a capital, e realização de ações e programas e ações voltados para o setor.
“É um trabalho que levou em conta toda a cadeia de alimentos de Toledo, analisando processos, manejo, produtividade, processamento, distribuição e até consumo. A partir disso, compreendemos quais são os pontos positivos e negativos do setor, condensamos os resultados no Plano e, agora, iremos apresentá-lo para a sociedade”, esclarece Durso.
No documento, foram listados seis critérios norteadores, que servirão como ponto de partida para a promoção de iniciativas. Ali, constam itens como a necessidade de criar políticas públicas e leis de apoio à inovação e benefícios fiscais; ampliação da governança de alimentos e articulação de mais eventos voltados para a inovação na cadeia alimentícia, a partir da identificação das demandas locais.
“São alguns dos pilares que identificamos para nortear a atuação da governança nos próximos meses. Dessa forma, otimizamos os resultados e poderemos oferecer capacitações e ações que estejam adequadas com a realidade de Toledo”, complementa o consultor do Sebrae/PR.
A entrega do Plano está agendada para esta sexta-feira (21), na sede do Senai, em Toledo (Rua Julio de Castilhos, nº 3465 – Vila Industrial), a partir das 7h30. Em um ato simbólico, o documento será entregue para o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.
Também estarão presentes, no evento, os representantes das instituições parceiras, como, por exemplo, Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Allcrim, Assuinoeste, Biogenesis, Biopark, Fábula Cervejas Especiais, FAG Toledo, Nexo, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Luputecnia, Mead Garden, Prefeitura Municipal de Toledo, Pimentas Rener, PUC Toledo, Sebrae/PR, Unioeste e UTFPR – Campus Toledo.