ASN PR
Compartilhe

Programa de captação de recursos do SRI do Sudoeste vence prêmio nacional da Anprotec

Iniciativa foi reconhecida como Melhor Relato de Boas Práticas durante a 36ª Conferência Anprotec; ecossistema regional é premiado pelo segundo ano consecutivo
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

O Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná (SRI) foi premiado nacionalmente durante a 36ª Conferência Anprotec, que aconteceu em Manaus (AM), entre os dias 29 de junho a 2 de julho. A Conferência promoveu oficinas e conexões, bem como reconheceu os melhores programas, práticas e projetos desenvolvidos por ambientes promotores de inovação no Brasil com o tema “Consolidando Ecossistemas: Empreendedorismo Inovador para a Economia do Futuro”.

O reconhecimento concedido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) posiciona incubadoras, parques tecnológicos, aceleradoras e hubs de inovação como protagonistas na articulação entre universidades, governos, empresas, comunidades e empreendedores para enfrentar os desafios da economia do futuro.

Iniciativas do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná (SRI) foram novamente reconhecidas durante a 36ª Conferência Anprotec, que aconteceu em Manaus (AM). Foto: Divulgação.  

Em 1º lugar nacional na categoria de Melhor Relato de Boas Práticas, o vencedor foi o Programa de Captação de Recursos do Sistema Regional de Inovação (SRI) do sudoeste do Paraná. Uma iniciativa construída de forma colaborativa entre diversas instituições com o intuito de apoiar empresas e empreendedores. Além dela, outras quatro iniciativas do SRI foram selecionadas para defesa oral.

Para o gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Colini, o reconhecimento demonstra a maturidade alcançada pelo ecossistema regional.

“Receber esse reconhecimento nacional pelo segundo ano consecutivo demonstra que o trabalho desenvolvido no sudoeste está gerando resultados concretos. O programa é fruto da cooperação entre diversas instituições e reforça o compromisso de preparar empresas e startups para acessarem oportunidades. Essa conquista fortalece o ecossistema e mostra que a união de esforços é o caminho para impulsionar o desenvolvimento da nossa região”, afirma Cesar.

Em 2025, o SRI também ficou em 1º lugar nacional na categoria de Melhor Relato de Boas Práticas com a Rede de Habitats de Inovação do Sudoeste e Sul do Paraná. A região também celebrou o 1º lugar nacional de Melhor Pôster, para o processo de Integração dos Ambientes de Inovação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Pato Branco) e o 2º lugar nacional, nessa mesma categoria, para a Análise dos Elementos de Capital Social no Parque Tecnológico de Pato Branco.

Práticas do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná reconhecidas durante a 35ª Conferência Anprotec, realizada em Foz do Iguaçu. Fotos: Silvio Vers. 

Captação de recursos

O Programa foi criado em 2022 com o intuito de elevar o nível de maturidade dos Sistemas Locais de Inovação, incentivando organizações e empresários a captarem recursos para inovação. A partir da identificação de uma baixa efetividade, especialmente no aproveitamento de editais de fomento, foi estruturada uma metodologia para apoiar esse processo.

A iniciativa começa com o mapeamento contínuo de oportunidades de financiamento e editais. Com base nesse levantamento, são promovidos workshops específicos para orientar empreendedores sobre como elaborar projetos competitivos para captação de recursos. Além disso, os participantes são monitorados durante todo o processo, vinculados a ambientes de inovação da região.

De acordo com o vice-presidente do SRI e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Francisco Beltrão, Cledson Lodi, a premiação vai além de uma conquista individual e representa o amadurecimento do ecossistema de inovação.

“Essa premiação tem um significado muito maior do que o reconhecimento de uma boa prática. Ela mostra que, quando o ecossistema trabalha de forma integrada e coloca o desenvolvimento regional acima de interesses individuais, toda a região evolui. Fortalecemos nossas startups, ampliamos oportunidades de acesso a recursos e criamos um ambiente de inovação cada vez mais sólido e competitivo”, pontua Cledson.

O vice-coordenador da rede de habitats e gestor da Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB), Nelito Antonio Zanmaria, reforça que a conquista evidencia a força da atuação conjunta dos ambientes de inovação da região.

“Esse prêmio mostra que a inovação gera resultados ainda maiores quando é construída de forma colaborativa. O Programa de Captação de Recursos fortaleceu todos os habitats de inovação do sudoeste, ampliando o acesso dos empreendedores aos editais de fomento e criando oportunidades para que mais empresas cresçam, inovem e contribuam para o desenvolvimento econômico regional”, ressalta Nelito.

Vencedor, o Programa de Captação de Recursos do SRI foi construído de forma colaborativa entre diversas instituições com o intuito de apoiar empresas e empreendedores. Foto: Divulgação 

Roger Alexandre Rossoni, professor no Centro Universitário Mater Dei (Unimater) e um dos idealizadores do Programa, avalia que a iniciativa foi uma forma de aproximar os empreendedores e instituições das oportunidades de fomento, oferecendo suporte durante todas as etapas do processo.

“O Programa nasceu para facilitar o acesso a editais de fomento e a linhas de crédito subsidiadas, oferecendo o apoio em toda a jornada, da identificação das oportunidades à submissão dos projetos. Desde 2023, já atendemos mais de 70 empreendedores e viabilizamos a captação de mais de R$ 4 milhões. Esse reconhecimento nacional confirma que estamos no caminho certo e valoriza o trabalho que desenvolvemos em prol da inovação regional”, reforça Roger.

Programação

A programação da 36ª Conferência Anprotec foi dividida em seis eixos temáticos: Desenvolvimento Regional e Políticas de Inovação; Cooperação e Inovação Aberta; Bioeconomia e Impacto Socioambiental; Tecnologias Emergentes e Transformação Digital; Capital Humano e Infraestrutura para Inovação; e Internacionalização e Conexões Globais.

Ao longo do evento, foram mais de 40 atividades, entre palestras, painéis e plenárias com especialistas nacionais e internacionais, além de representantes do poder público, universidades e instituições de fomento à inovação.

Premiação

O processo de premiação envolveu três etapas: de avaliação, votação dos associados da Anprotec e apresentações durante o Demoday. Os vencedores de cada categoria receberam troféu, certificado oficial, inscrição gratuita para a Conferência Anprotec 2027 e crédito de R$ 1.000,00 para atividades da associação.

Conferência

A Conferência é promovida pela Anprotec em parceria com o Sebrae. A realização é do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), da Fundação Araucária, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Governo do Estado do Paraná.

  • anprotec
  • ecossistemas de inovação
  • inovação
  • Sistema Regional de Inovação