Não perder tempo buscando uma vaga de estacionamento na região central, ter uma plataforma que conecta mulheres com serviços estéticos, e uma inteligência artificial que auxilia na análise e estudo de documentos jurídicos: essas foram as três startups vencedoras da 1ª Competição de Pitches do Programa Startup Garage Sebrae/PR 2024, na Regional Curitiba, realizada na noite desta terça-feira (12), na sede da instituição.
Ao todo, participaram do Startup Garage 130 ideias de negócios desenvolvidas em Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa, em 2024, com 15 projetos selecionados para a etapa final na capital. Três equipes foram premiadas dentre as 15 que apresentaram seus pitches, escolhidas a partir de banca avaliadora com três especialistas. Agora, cada equipe vencedora pode indicar um integrante para participar do Encontro Estadual dos Ecossistemas Locais de Inovação do Paraná, em Foz do Iguaçu, de 27 a 29 novembro.
A banca de jurados foi composta por Iuri Lenz, fundador da Zinz, marketplace fundado em 2020 que conecta clientes e empresas de construção e obras; André Campos, fundador da Vendizap, e-commerce paranaense para quem comercializa no WhatsApp, há cinco anos no mercado; e Fernanda Borba, advogada e gestora pública que atua com startups na área da saúde, levando estruturação jurídica para startups.
Os vencedores foram as startups Quick Spot, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Kallon, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); e Estagiário, também da PUCPR. Além disso, a UFPR foi a instituição de ensino que obteve o maior número de alunos inscritos para a competição em 2024.
Maico Ornelas, técnico administrativo da Unidade Promotora de Ambientes de Inovação da Agência de Inovação da UFPR, relembrou como começou a parceria.
“Em 2022, celebramos um acordo de cooperação técnica entre a UFPR e o Sebrae/PR, com duração de três anos, que deve ser renovado e expandido em 2025. O Garage é a principal métrica de sucesso em empreendedorismo que a gente vem apresentando na UFPR. No Garage de 2022, tivemos pouco mais de 50 inscritos, terminando com 18 pessoas e seis projetos. Em 2023, tivemos 40 inscritos e cinco projetos até o final. E este ano, com uma reformulação e prospecção com professores, capacitamos mais de 500 pessoas com o Garage, com sete projetos no primeiro semestre e sete no segundo, em Curitiba, Matinhos e Pontal”, detalha.
Além da UFPR e PUCPR, participaram da edição 2024 Faculdades Pequeno Príncipe, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Positivo (UP), Unibrasil, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), UniOpet, Senac, UniSantaCruz e Unicuritiba.
Diagnóstico Universitário Empreendedor
Aloísio Pereira Cerqueira, consultor do Sebrae/PR, destacou as novidades do programa em 2024, como o uso de uma nova ferramenta: o Diagnóstico Universitário Empreendedor (DUE).
“O protocolo do programa seguiu um novo roteiro a partir deste ano. Com isso, o Startup Garage rodou nas turmas definidas pelas IES e, ao final, tivemos os pitches e vencedores da jornada. As equipes são convidadas para integrar um grupo seleto de startups na Plataforma de Acompanhamento a Esteira de Startup do Sebrae (PAESS)”, afirma Aloísio, explicando que o apoio da instituição inclui consultorias, mentorias, capacitações e redes do ecossistema de inovação de Curitiba à disposição dos potenciais empreendedores.
“Ainda, as startups terão apoio nos próximos três anos para se desenvolver, criar seu CNPJ e escalar seu negócio”, completa.
A pesquisadora Angela Nardelli detalhou como funciona o DUE, diagnóstico que passou a ser implantado este ano.
“Criamos uma proposta de solução para acompanhar o Startup Garage, com objetivo de identificar quem são, onde estão e quais são as necessidades dos empreendedores em potencial nos ambientes universitários. O DUE foi desenvolvido e implantado de forma personalizada para o Garage. Ele mede o comportamento empreendedor, a personalidade e o chamado ‘DNA empreendedor’, com 42 questões que são respondidas pelos participantes”, explica.
Os vencedores
A startup vencedora foi a Quick Spot, criada pelos graduandos Everton da Silva Vieira (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Guilhermina Correia de Morais (Engenharia Química), da UFPR, para oferecer soluções para quem busca vagas de estacionamento nos grandes centros urbanos. O Quick Spot é um aplicativo que mostra os estacionamentos próximos em tempo real, evitando que o usuário perca tempo e combustível buscando uma vaga.
“Esse ambiente de startups e tecnologia é novo para a gente, traz desafios e coisas para aprender. Tivemos que criar um mapa, conectar pontos, todo esse processo foi desafiador. Estamos muito felizes com o reconhecimento, agora vamos seguir para as próximas etapas de desenvolvimento e escala da startup”, agradeceu Everton.
Em segundo lugar, da PUCPR, foi escolhida a startup Kallon, iniciativa das universitárias Andressa Souza de Castro (bacharelado em Negócios), Julia Amorim Medeiros (Publicidade e Propaganda) e Valentine Vizzotto (Design).
“Somos uma plataforma de conexão de profissionais de estética e beleza com o cliente final. A ideia surgiu da dificuldade que muitas mulheres têm na busca por esses profissionais qualificados, principalmente quando a indicação de uma amiga não atende aos critérios buscados, que podem ser preço, localização ou outros aspectos”, explica Andressa.
A startup Estagiário foi criada pelos universitários também da PUCPR Gabriel Amaro (bacharelado em Negócios), Otávio Dallo (Engenharia de Software), João Victor Balvedi (Ciência da Computação) e Felipe Augusto D’Luz (Sistemas de Informação).
“Nossa startup é uma lawtech, uma inteligência artificial que auxilia na escrita e análise de documentos jurídicos para advogados, unindo esforços de quatro áreas do conhecimento. Temos uma ferramenta que é uma espécie de ChatGPT, em que o usuário faz perguntas a esta IA, para auxiliá-lo durante os estudos, entre outras funcionalidades”, conta Gabriel.