Trinta alunos do ensino médio do curso técnico em informática do Colégio Senac de Arapongas participam do programa Inova Território, uma iniciativa focada no desenvolvimento do ecossistema de inovação local. O curso oferece uma trilha prática de sensibilização e aplicação em temas como inovação, ecossistema e startups. A iniciativa, que visa promover a cultura de inovação na cidade, é do Sebrae/PR, Prefeitura de Arapongas, Ninho Tech e Senac.
Ao longo das oficinas, os alunos serão divididos em grupos e desenvolverão ideias de negócios inovadores, com o objetivo de estimular futuras gerações a se envolverem com novas tecnologias e contribuir para o desenvolvimento de Arapongas.
A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, explica que o programa Inova Território visa levar a temática da inovação para os jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho. Os estudantes, que já participaram do programa nacional Liga Jovem, agora desenvolverão ideias mais organizadas e detalhadas, com encontros durante as aulas. O evento de encerramento do curso será no dia 1º de outubro e contará com uma banca classificatória e apresentações dos projetos à comunidade escolar e familiares.
“Ao final dos encontros, haverá uma apresentação com a participação dos pais, para os alunos mostrarem os seus projetos. A ideia é abrir para a comunidade e convidar empresas, indústrias, setor público para conhecerem os trabalhos dos alunos”, informa a consultora.
O gerente-executivo do Senac de Arapongas, Sergio Carlos Figueiredo, ressalta que o Inova Território tem como principal objetivo fomentar o espírito empreendedor entre os jovens. Figueiredo afirma que o projeto é uma excelente oportunidade para os alunos, pois a unidade sempre buscou aproximá-los das boas práticas de mercado, especialmente em inovação e empreendedorismo.
“É uma forma de estimular nossos alunos a atuarem de acordo com as exigências do mercado, tornando-os não apenas atraentes profissionalmente, mas também preparados para empreender ideias e gerar novos negócios, especialmente com a criação de startups,” diz Figueiredo.
Thiago Henrique Lopes, coordenador da Ninho Tech, governança de inovação de Arapongas, concorda que a participação dos jovens nesses workshops é crucial, pois eles aprendem a transformar ideias em negócios.
“O Inova Território 2024 é uma iniciativa que não apenas capacita, mas também inspira uma nova geração de empreendedores, contribuindo para o desenvolvimento econômico e tecnológico de Arapongas”, afirma.
Ele destaca que a Ninho Tech atua como um elo entre o ecossistema de inovação e as empresas e instituições de ensino do Município.
Cronograma
O cronograma do curso Inova Território 2024 inclui uma série de workshops e atividades voltadas para inovação e empreendedorismo. As atividades começaram no dia 6 de agosto, com a palestra de lançamento “Inovação e empreendedorismo no século XXI”. O workshop de “Design Thinking” aconteceu no dia 20 de agosto, e o workshop sobre “Canvas” está marcado para 27 de agosto, das 14h às 17h15.
A oficina de “MVP e Prototipagem” será no dia 3 de setembro, das 14h às 17h15, e o “Pitch para banca”, no dia 10 de setembro, das 14h às 17h15. As bancas de qualificação e final ocorrem nos dias 17 de setembro, às 16h, e 1º de outubro, às 19h, respectivamente, com a premiação final. As atividades ocorrem no Senac de Arapongas.
Feira do Empreendedor 2024
Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também terá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócio e de acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.