Com o objetivo de fortalecer o comércio de Maringá e tornar as lojas físicas mais atrativas e competitivas, será lançado, nesta quinta-feira (31), o Programa InovaLoja. A iniciativa é do Núcleo de Inteligência do Comércio (NIC), em parceria com o Sebrae/PR, responsável pela execução do programa, e a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet). O evento de lançamento acontece às 18h30, na sede da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), localizada no piso superior do Terminal Intermodal (Avenida Adv. Horácio Raccanello, 667, Centro).

Inicialmente voltado à região central, o programa será ampliado em etapas futuras para contemplar lojas de bairro em outras regiões da cidade. A proposta é de uma série de ações integradas para impulsionar o desenvolvimento do varejo local, buscando compreender as necessidades dos comerciantes e oferecer soluções práticas voltadas à inovação, gestão eficiente e conexão com as novas tendências de consumo, de modo a tornar o comércio de rua mais atrativo tanto para consumidores quanto para investidores.
Maringá tem, atualmente, 15.604 micro e pequenas empresas ativas no comércio, responsáveis por 44.775 empregos formais, segundo a Receita Federal.
Na primeira fase, de acordo com a consultora da regional Noroeste do Sebrae/PR, Érica Sanches, cerca de 300 empreendedores do comércio e da gastronomia serão impactados.
Segundo ela, o programa vai levar conhecimento, ações práticas e ferramentas atuais alinhadas ao novo consumo. Os negócios serão acompanhados nesta jornada por consultores do Sebrae/PR, com objetivo de colocarem em prática o plano de ação individual que vai preparar os lojistas para as tendências de um mercado cada vez mais dinâmico.
“O consumidor está mais exigente e mais conectado. Por isso, os empreendedores precisam estar preparados para inovar de forma consistente e estratégica”, afirma Érica.
Durante o lançamento do programa InovaLoja, os lojistas terão acesso à palestra “Transforme sua loja num polo de atração na região central de Maringá”, conduzida pelo especialista em varejo e estratégia de vendas, Leandro Branquinho. Ele irá apresentar tendências do setor e abordará técnicas de vendas e estratégias para estimular as compras no comércio de rua, em um momento em que se torna cada vez mais essencial alinhar a experiência do consumidor à identidade das lojas físicas.

Para a secretária de Aceleração Econômica e Turismo, Isolene Niedermeyer, a proposta é gerar impacto positivo na economia local por meio da profissionalização dos negócios e da valorização do comércio de rua. “Quando promovemos a inovação e a profissionalização do comércio, especialmente o de rua, incentivamos um segmento e investimos na geração de emprego e renda. Queremos que nossos lojistas se tornem ainda mais competitivos e longevos”, acrescenta Isolene.
A metodologia do InovaLoja inclui acompanhamento direto e gratuito aos empreendedores selecionados, com diagnóstico de gestão, consultorias especializadas, cliente oculto, live shops e plano de ação com indicadores de desempenho. Além de impulsionar a economia local, o programa fortalece a cooperação entre empresários e prepara o comércio para ações como o evento de Natal nos Bairros.
As inscrições para o lançamento são gratuitas e podem ser feitas on-line aqui.