ASN PR Atualização
Compartilhe

Programa Link gera 372 propostas que poderão virar negócios em Curitiba e na RMC

Iniciativa do Sebrae/PR e ecossistemas de inovação conecta solucionadores e grandes empresas em Curitiba e região metropolitana
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

O Programa Link, uma iniciativa de inovação aberta do Sebrae/PR, em parceria com ecossistemas de inovação, tem como objetivo conectar demandas de grandes empresas com solucionadores de todo o Brasil, como startups, instituições de pesquisa, micro e pequenas empresas. Na edição de 2024, o programa avançou, significativamente, ao gerar 372 propostas de solução para problemas de grandes empresas da região de Curitiba.

Após um evento de matchmaking realizado em 17 de junho na Ligga Arena, que reuniu mais de 800 participantes e 200 solucionadores, foram feitas 1.503 habilitações para 64 demandas apresentadas por oito grandes empresas. Os solucionadores receberam apoio do Sebrae/PR para desenvolver suas propostas, que foram enviadas até o dia 25 de julho.

Rodadas de oito pitches foram realizadas a cada 15 minutos, no Link. Foto: Adriano Oltramari

A ação aconteceu em parceria com os ecossistemas de Curitiba (Vale do Pinhão) e metropolitanos de inovação: Hangar SJP, de São José dos Pinhais; Conecta Pinhais; Grape Tech, de Colombo; EcoAr, de Araucária; e Ecossistema Local de Inovação de Fazenda Rio Grande. Volvo, Bosch, Grupo Boticário, Furukawa, Ademicon, Case New Holland (CNH), Magius e Klabin foram as grandes empresas participantes.

De acordo com Vinicius Mello, consultor do Sebrae/PR, o número recorde de 372 propostas foi encaminhado para as empresas.

“Agora, as propostas passarão por análises das grandes empresas para seguirem na esteira de possíveis contratações. O que se mostra oportunidade ímpar para que pequenas empresas possam fazer negócios com as grandes empresas da região”, explica Vinicius.

Demandantes

A Ademicon recebeu o maior número de propostas por desafios, e o gerente de TI da empresa, Gustavo Góes, celebra a oportunidade de fazer parte desse programa.

“A participação da Ademicon no projeto Link começou de forma tímida, sem sabermos ao certo o que esperar. No entanto, ao compreender melhor a iniciativa, percebemos seu enorme potencial. Durante o evento de matchmaking, pudemos ver de perto o impacto no ecossistema de inovação e como ele fomenta os principais tópicos de tecnologia”, afirma.

Equipe da Ademicon apresentou desafios durante o evento. Foto: Inove.

Solucionadores

Um dos solucionadores participantes é o empreendedor Maurício Scussel, fundador da Simplifica e entusiasta na criação de tecnologias para otimização de processos.

“O programa Link é um marco para Curitiba. Com inteligência, o Sebrae facilita conexões entre pequenas e grandes empresas. Além disso, oferece uma oportunidade única para que problemas não resolvidos sejam tratados por empresas que ainda não estavam no radar dessas grandes corporações”, pontua Maurício.

O empreendedor Maurício Scussel apresentou sua solução durante o Link. Foto: Divulgação.

Para Josefina Gonzalez, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), a inciativa gerou conexões e valor para as empresas.

“O programa é uma iniciativa que trata de inovação, conectando grandes empresas a startups que tiveram a oportunidade de propor as suas soluções para atender corporações e empresas de todo porte, oportunizando um caminho e porta de entrada para as startups. Tivemos a participação de nossos associados, que propuseram suas soluções, com apoio e mentoria do Sebrae em toda a jornada”, completa.

Parceiros

O Link teve como instituições apoiadoras: Start Growth, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) – nacional e oito unidades estaduais, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Cimatec, Cresol, Curitiba Angels, WIM Angels, Enrich in Lac, iTEC, FURG, InovaAgro, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Ágora Tech Park, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Fomento Paraná, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Centro Universitário Unifapi, Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Paraná), Finep (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Paraná), Senai Paraná, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ecossistema de Inovação da UP (Ecohub), Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional do Paraná (IEL/PR), Academic Ventures, Impactability, Centro Universitário Senai Paraná (UniSenai), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Ventiur Investimentos.

Feira do Empreendedor 2024

Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também terá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócio e de acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/

  • curitiba
  • Demandas
  • Ecossistema de Inovação
  • Link
  • Região Metropolitana
  • startups