ASN PR Atualização
Compartilhe

Prudentópolis é case nacional em aplicativo para divulgar e promover o turismo

Ferramenta foi finalista de prêmio do Ministério do Turismo e integra produtos de experiência turística do Paraná
Por ASN PR
ASN PR Atualização
Compartilhe

Conhecida como a terra das cachoeiras gigantes e cidade mais ucraniana do País, Prudentópolis, no centro do Paraná, tem investido na divulgação e promoção dos atrativos turísticos com o App Prude, que foi finalista, recentemente, do Prêmio Nacional de Turismo 2023, promovido pelo Ministério do Turismo. No aplicativo, também é possível acessar informações sobre os produtos de experiência turística de Guarapuava, que fica a cerca de 65 quilômetros de distância de Prudentópolis.

Conforme a secretária municipal de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Boiko Rossetim, o aplicativo soma 1.500 usuários, nos sistemas IOS e Android, desde que entrou em operação há cerca de dois anos. Disponibiliza as agendas de pontos turísticos nos dias de feriado e um tour de 360°. Além disso, contém informações turísticas de atrativos naturais, históricos e culturais, sobre gastronomia, meios de hospedagem, guias de turismo, agências receptivas e demais empreendimentos cadastrados no Cadastur.

“A ideia do aplicativo nasceu durante a pandemia e serviu também para reduzir o volume de material de divulgação impresso, que se desatualizava rapidamente. O requisito para integrar o app é estar no Cadastur e repassar as informações para a Secretaria Municipal de Turismo, tudo isso gratuitamente”, explica Cristiane.

O aplicativo também pode ser usado no modo off-line, ou seja, sem a necessidade de rede de internet. Além disso, todos os empreendimentos podem relacionar com suas redes sociais. Para dar mais visibilidade à ferramenta, tanto o município quanto os cadastrados disponibilizam um totem com o QRcode do App Prude.

Igreja São Josafat é um dos atrativos religiosos de Prudentópolis. Foto: Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis.

Região turística

No App Prude, o usuário também tem acesso aos produtos de experiência turística de Guarapuava, criados na Jornada de Formatação de Produtos de Experiência, uma iniciativa do Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura de Guarapuava, que teve início em maio deste ano, e contemplou uma programação com workshops, imersão, mentorias, dentre outros conteúdos. Ao todo, são 21 novos produtos formatados em 2023.

Produtos de experiência turística, a exemplo do “Descobertas pelos sabores ucranianos”, são divulgados no aplicativo. Foto: Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis

“Estamos na mesma região turística de Guarapuava, portanto vimos essa possibilidade de atrair mais usuários”, frisa a secretária de Prudentópolis.

Para a consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji, essa integração entre os municípios é importante para o segmento turístico para potencializar os empreendimentos existentes em ambos os locais, dando mais visibilidade, opções aos turistas e motivando que eles permaneçam mais dias na região.

“A ideia é que o turista tenha experiências memoráveis e informações na palma da mão, sem se preocupar com conexão de internet, por exemplo. É mais comodidade para os visitantes e para os moradores locais”, comenta a consultora.

-

  • Aplicativo
  • destinos turísticos
  • guarapuava
  • prudentópolis
  • turismo