ASN PR
Compartilhe

Referência em inovação na região sudoeste do Paraná, Ciklo completa dois anos

Iniciativa da ACEFB, com apoio do Sebrae/PR, hub de inovação tem conectado startups às empresas no sudoeste do Paraná
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Iniciativa da ACEFB, com apoio do Sebrae/PR, hub de inovação tem conectado startups às empresas no sudoeste do Paraná

Promover o ecossistema e a cultura de inovação, conectando startups e empresas associadas. Esse é o propósito do Ciklo, hub de inovação vinculado à Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), que comemorou dois anos no dia 28 de setembro. O evento contou com a participação de empresários e teve uma palestra com Fernando Patara, Head de Inovação do ARENA HUB, que funciona no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em São Paulo (SP).

O Ciklo vem se consolidando como um local destinado às startups estruturadas. O espaço abriga 20 empresas que têm se relacionado com organizações locais e regionais, mostrando que é possível, mesmo para os modelos de negócio mais tradicionais, que inovar é viável.

De acordo com o diretor executivo do Ciklo, Joares Ribeiro, o espaço vem se consolidando como um local de fomento às práticas inovadoras.

“O Ciklo nasceu a partir da nossa percepção de que muitas iniciativas ligadas à tecnologia aconteciam em grandes centros e não víamos aqui. Começamos a participar de feiras, congressos e fizemos uma viagem técnica a Israel. A partir disso, compreendemos que precisávamos criar um elo com as empresas de Francisco Beltrão para que pudessem melhorar seus processos, desenvolver novos produtos e que a cultura da inovação fosse presente”, afirmou.

Ao longo destes dois anos, o Ciklo conectou-se com 63 startups e prospectou mais de 130. Foram mais de cem eventos realizados neste período, além de programas de inovação e a geração de negócios. A estratégia alcançou empresas associadas e impactou mais de duas mil pessoas.

Parceria na inovação

Joares adianta que o plano para os próximos anos está traçado, com o objetivo de crescer e ampliar a área de atuação.

“Queremos levar o Ciklo para outras cidades e temos a primeira parceria fechada, com Realeza. Buscamos ganhar escala neste processo de inovação e potencializar esse ecossistema”, concluiu.

No dia 22 de setembro, a ACEFB e a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) assinaram um termo de parceria para promover a cultura da inovação nas associações empresariais da região sudoeste. O Programa Ciklo to Hub tem como objetivo replicar as boas práticas da iniciativa em outras ACEs do sudoeste. A Associação Empresarial de Realeza (Aciar) deve ser a primeira entidade a contar com a iniciativa.

O presidente da ACEFB, Tarsizio Carlos Bonetti, afirma que o Ciklo é a realização de um sonho.

“Ao longo destes anos, nós temos debatido muito a matriz econômica de Francisco Beltrão e cidades vizinhas. O Ciklo vem para auxiliar empresas da nossa cidade e região, gerando negócios e ajudando essas entidades a inovarem. Nosso desejo é poder compartilhar tudo isso com outras associações para que esse sucesso seja replicado em novos municípios”, enfatizou.

A consultora do Sebrae/PR, Jocelei Fiorentin, destacou que o momento é marcante para a região Sudoeste, uma vez que projeto favorece os empreendedores e gera inspirações para a comunidade empresarial.

“O Sebrae apoia iniciativas como essa por entender que precisamos descentralizar e promover as conexões através de diferentes formatos e meios, assim fazendo com que possamos trilhar caminhos iguais aos de outros centros de inovação que são referência no Brasil”, salientou.

As startups participantes da iniciativa passam por um processo seletivo. Aprovadas, elas participam do hub de inovação e recebem o selo Ciklo, que representa a capacidade técnica e de inovação da empresa.

  • inovação
  • startup
  • sudoeste