Objetivo é levantar os setores com mais potencial de inovação para promover o desenvolvimento do município
Nos próximos quatro meses, o Sebrae Paraná irá mapear o ecossistema de inovação de Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí. O município, de aproximadamente 21,2 mil habitantes, acaba de criar um Conselho de Inovação com o objetivo de implantar o conceito e ações de smart city, cidade inteligente. O trabalho ocorre em parceria com a Prefeitura de Jandaia e a governança Inova Jandaia.
O consultor do Sebrae Paraná, Tiago Correia da Cunha, explica que mapeamento será realizado para levantar as áreas da economia com mais potencial de inovação na cidade. O estudo norteará as próximas ações da governança, constituída no ano passado, e do conselho recém-criado, que é formado por representantes do setor público, academia, entidades do setor empresarial e sociedade civil.
Cunha lembra que, em 2021, foi iniciado um trabalho para fomentar a cultura de inovação, por meio do programa Inova Território, que tem o objetivo de incentivar a criação de startups e negócios inovadores. Neste ano, Jandaia do Sul receberá eventos como Challenge, Hackathon e Startup Garage, todos focados na criação ou desenvolvimento de startups.
A formação do conselho, segundo ele, será importante para a aprovação de leis municipais de inovação e utilização dos recursos destinados do Fundo Municipal de Inovação. Além disso, o conselho contribuirá de forma propositiva e deliberativa com ações da governança. “Por meio da Inova Jandaia, a cidade realiza o planejamento e engajamento dos diferentes setores para contribuir com o desenvolvimento local”, aponta.
O presidente da governança Inova Jandaia, Angelo Jamiel, diz que o trabalho de mudança de cultura continua. “Estamos montando uma base sólida, nos reunimos quinzenalmente e já temos alinhadas a nossa missão, visão e valores”, conta. Ele explica que o foco do trabalho é a geração de emprego e renda para a cidade por meio do investimento em inovação. “O mapeamento do nosso ecossistema norteará as próximas ações. Queremos reter nossos talentos e trazer novas oportunidades para Jandaia do Sul”, afirma.
Para o prefeito da cidade, Lauro Junior, o Sebrae Paraná é um parceiro estratégico e muito importante para o desenvolvimento do ecossistema de inovação. “O Sebrae traz práticas e metodologias importantes para que a inovação aconteça de forma consistente e sustentável”, avalia. Ele ressalta que o Conselho de Inovação e a governança são fundamentais para acelerar a realização dos projetos, assim como a construção de um espaço para funcionar como pré-incubadora de empresas de tecnologia.
Agronegócio, meio ambiente e setores específicos, como da produção de cachaça, na opinião do prefeito, podem ajudar a cidade a alavancar o desenvolvimento por meio da inovação. “Mas, vamos aguardar o mapeamento do Sebrae para termos um direcionamento mais assertivo. É possível fazer de Jandaia do Sul uma cidade inteligente e sustentável”, completa.