Ponta Grossa sediou, entre os dias 16 e 18 de maio, a 2ª edição do Techstars Startup Weekend, maratona voltada à criação de startups. Realizado na Lions Startups, o evento reuniu 110 participantes, que se dividiram em 11 equipes e vivenciaram todas as etapas do desenvolvimento de um novo negócio, da validação da ideia até o Produto Mínimo Viável (MVP). A realização do evento na cidade reforça o dinamismo do ecossistema local de inovação e empreendedorismo.

Entre as equipes, três se destacaram e levaram os prêmios da edição. O primeiro lugar ficou com a Neto Predileto, uma startup que une inovação e afeto ao oferecer uma solução escalável para o cuidado com idosos. A ideia é conectar cuidadores a famílias, promovendo mais qualidade de vida. O grupo foi premiado com mentorias exclusivas, ingresso para o Connect Week, em Curitiba, além de cursos de vendas e desenvolvimento de negócios na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg).
“O evento foi incrível, pude aprender muito e desenvolver novas habilidades. A experiência foi a primeira que vivenciei nesse formato, na área criativa e tecnológica, não apenas sobre negociação”, pontua o líder da equipe, Dennis Willian Murbach.
A segunda colocação foi para a Save Your Future, que apresentou uma ferramenta para incentivar o hábito de investir. A solução propõe arredondar os valores das compras, por exemplo, de R$19,90 para R$20, e investir automaticamente os centavos excedentes. Com a colocação, a equipe conquistou um curso de vendas e desenvolvimento da Acipg e mentorias coletivas.

Já o terceiro lugar ficou com a Tá Pronto, uma plataforma que conecta clientes a prestadores de serviço locais. A equipe desenvolveu um MVP funcional durante o fim de semana e já contabilizou conexões reais entre usuários e profissionais nas cidades de Ponta Grossa e Piraí do Sul. A premiação para a terceira inclui mentorias coletivas. Os três primeiros colocados garantiram ainda vagas no Programa Acelera Ideação do Sebrae/PR e dois meses de incubação na Lions Startup.
Para a consultora do Sebrae/PR, Thaise Amaral, o retorno do evento marca um momento importante para a cidade e para a região dos Campos Gerais.
“O Startup Weekend é muito mais do que um evento. É um catalisador de talentos, ideias e conexões. Ver Ponta Grossa novamente protagonizando essa movimentação empreendedora é sinal de que o ecossistema está vivo e pronto para crescer ainda mais”, destaca.
O evento, realizado pela Techstarts, contou com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores, como Sebrae/PR, Vale dos Trilhos, PLSS Soluções, Espaço Smart, Gerassol, Rede Massa SBT, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, UEPG, Up Fibra, JMC Construtora, BNI Campos Gerais, Sol de Verão, Retibom, Xicor.ia, Grupo MM e Lions Startups, que também sediou o encontro.