ASN PR
Compartilhe

Sebrae/PR compartilha boas práticas de ecossistemas locais de inovação durante Smart City Expo Curitiba

Conteúdos sobre tendências em varejo, startups, construção civil também estiveram na programação realizada pela instituição, nesta quinta-feira
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

O Sebrae está presente na Smart City Expo Curitiba, evento que é referência em boas práticas e tendências de cidades inteligentes no Brasil. Nesta quinta-feira (23), o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto, participou de um painel que debateu os desafios da governança territorial para fortalecer as cidades. O Smart City Expo Curitiba continua até esta sexta-feira, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

Além do diretor de Administração do Sebrae/PR, também participaram do painel: Evandro Ferreira, secretário de Tecnologia da Informação de Foz do Iguaçu; Marcelo Palhares, prefeito de Jacarezinho; Jean Vogel, presidente da Câmara de Smart Cities da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina; e Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. O presidente do Comitê Gestor do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Rio Grande (Profaz), Gastão Fabiano, fez a moderação do painel.

Painel principal com o tema Quais são os desafios da governança territorial para fortalecer nossas cidades?

José Gava Neto compartilhou com a audiência do evento a experiência do Sebrae/PR com os ecossistemas locais de inovação. Atualmente, são 35 ecossistemas funcionando no estado. Conforme o diretor, a rede de experiências inovadoras contribui, significativamente, para o desenvolvimento econômico dos municípios.

“O Sebrae também disponibiliza uma plataforma onde os gestores municipais podem consultar mais de 170 projetos de governança territorial distribuídos por todo o Brasil. Essa ferramenta permite conhecer cada ecossistema, como foi diagnosticado, estruturado, e verificar como eles estão buscando soluções de problemas coletivos, que podem servir de inspiração para outros ecossistemas locais de inovação”, discorreu José Gava Neto.

Destaques

Como referência de governança territorial, Gava citou o Sistema Regional de Inovação (SRI) do Norte Pioneiro, que rendeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor à Jacarezinho e região, e o Prêmio Nacional de Inovação (PNI), no ano passado, e o Iguassu Valley, que também venceu o PNI, em 2022, na categoria “Estágio Consolidado”.

“Fazer com que a empresa se desenvolva e seja competitiva é fundamental. Por isso, trabalhamos pela criação de um ambiente de negócios favorável em parceria com os municípios. E os ecossistemas locais de inovação são propulsores de ambientes que apoiem os empresários, desde a fase inicial até os estágios mais avançados”, observou o diretor.

Marcelo Palhares, prefeito de Jacarezinho, falou sobre o premiado SRI do Norte Pioneiro. Criado em 2016, o Sistema Regional de Inovação começou com cinco municípios e, hoje, conta com 12 participantes.

“Nós buscamos padronizar projetos. Aquelas iniciativas que dão certo em um município, procuramos replicar em todas as cidades que fazem parte da governança. E o Sebrae é fundamental para dar diretrizes e garantir a continuidade deste projeto”, ilustrou o prefeito.

Rodada de Negócios

No estande do Sebrae/PR na Smart City Expo Curitiba, durante todos os dias do evento, acontecem rodadas de negócios para conectar prefeituras e empresas de tecnologias com soluções inovadoras para as cidades inteligentes.

Rodada de negócios entre prefeituras e empresas

As empresas têm dez minutos para apresentar soluções para os gestores municipais. Ao todo, 30 representantes de prefeituras e 30 fornecedores participam das rodadas de negócios, durante os três dias de feira.

Giulianno Gomes, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Fazenda Rio Grande, participa da rodada de negócios durante a Smart City em busca de soluções inovadoras voltadas ao poder público.

“A ideia é otimizar o nosso trabalho e realizar tarefas de maneira mais rápida e com menos recursos. Participar do evento e conhecer as empresas é ficar antenado ao mercado para buscar soluções que supram nossas necessidades, principalmente na questão de novas tecnologias para melhorar os processos”, destacou.

Do outro lado do balcão, na rodada de negócios, está o fornecedor Charles R. Stempniak, diretor técnico da AutomaGeo, empresa que trabalha com maquetes virtuais que auxiliam na gestão municipal. As maquetes podem auxiliar as prefeituras em diversas áreas, como a segurança pública, gestão do Plano Diretor e até mesmo em ações da Defesa Civil.

Estande do Sebrae/PR no Smart City Expo Curitiba

“Este é o evento mais importante para o meu trabalho, que é levar tecnologia de informação para as prefeituras. Nos primeiros eventos, eu tentava vir como fornecedor. Mas, percebi que bastava uma conversa rápida nos corredores para ‘vender meu peixe’. Agora, com a rodada de negócios, tivemos dez prefeituras e é impressionante o resultado que conseguimos quando o gestor municipal vem disposto a ouvir a gente por alguns minutos”, enfatizou.

Smart City Expo Curitiba

Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com chancela internacional da Fira Barcelona e apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, o Smart City Expo Curitiba tem patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae/PR, São Paulo Negócios, Governo do Paraná e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O SCECWB conta também com a parceria das empresas Teletex, CWBUS, Enel, Natosafe e ST Engineering.

  • inovação
  • sebraepr
  • smart city expo curitiba
  • territorial