Na próxima sexta-feira (8), Medianeira, na região oeste do Paraná, será palco de um dos maiores eventos de inovação aberta do Brasil: o Link Iguassu Valley – Matchmaking Presencial. O encontro reúne startups, micro e pequenas empresas, universidades e unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) — interessadas em desenvolver soluções para 32 desafios de inovação apresentados por grandes empresas como C.Vale, Coopavel, Frimesa, Itaipu Binacional, Lar e Tarobá.

Realizado pelo Sebrae/PR, em parceria com Iguassu Valley, Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Lar e Frimesa, o evento integra o ecossistema de inovação do Oeste do Paraná com o propósito de transformar inovação em negócio.
De acordo com Osvaldo César Brotto, consultor do Sebrae/PR, o Matchmaking Presencial, que conecta empresas, startups e entidades para facilitar parcerias e soluções inovadoras, é parte de um processo contínuo.
“O Link acontece ao longo de uma jornada de 18 meses, mas o ponto alto é o Matchmaking Presencial. Durante o evento, os solucionadores selecionados têm a oportunidade de apresentar seus pitches presencialmente para representantes das empresas demandantes. Essas apresentações são resultado de uma intensa preparação, que inclui workshops técnicos, submissão de propostas pela plataforma digital, análises prévias e orientações práticas sobre como negociar com grandes corporações”, explica.
O Link Iguassu Valley
O evento chega a mais uma edição com o compromisso de cumprir um papel estratégico: conectar demandas locais a solucionadores regionais nas áreas de Inteligência Artificial, Indústria 4.0, Agro, Sustentabilidade, Automação Industrial, TICs, Gestão de Pessoas e mais.

Quirino Vilas Boas, coordenador de inovação da Frimesa, destaca a maturidade crescente entre todos os envolvidos.
“O crescimento é notório, tanto dos desafios propostos quanto dos solucionadores envolvidos. Nossa expectativa é consolidar ainda mais esse avanço: queremos ver soluções mais robustas, maior alinhamento com as necessidades reais do território e a continuidade de projetos que já demonstraram potencial de impacto”, aponta Quirino.
As cooperativas e empresas participantes buscam no Link Iguassu Valley novas oportunidades de negócio. Márcia Pessini, gerente da Área de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Inovação e Sustentabilidade da Cooperativa Lar, ressalta as expectativas para um evento que já é referência no País.
“Esperamos que os solucionadores tragam propostas inovadoras, viáveis e aplicáveis, e que estejam abertos à colaboração, aproveitando o evento para estabelecer conexões estratégicas com potencial de geração de valor”, projeta Márcia Pessini.
Victor Donaduzzi, presidente do Iguassu Valley, reforça a importância do evento como vitrine da inovação regional.
“O Link é um evento importante de conexões. Ainda assim, ele não faz mágica — precisamos dos empreendedores e inovadores, que exponham suas ideias e trabalhem para resolver os problemas elencados. Importante lembrar que inovação não se faz com cercas e muros, mas com pontes. É um convite para as grandes empresas estarem abertas ao diálogo e à construção conjunta”, destaca Donaduzzi.

Resultados
Ao fim do dia, as soluções apresentadas são avaliadas com base na aderência às necessidades das empresas demandantes. As que demonstrarem maior potencial seguem para etapas de validação em campo, podendo ser incorporadas aos processos internos ou se transformar em projetos-piloto.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://www.sebraepr.com.br/loja/produtos/link_iguassu_valley_/181825
Serviço:
Matchmaking Presencial – Link Iguassu Valley
Local: Lar Centro de Eventos – Medianeira/PR
Data: 8 de agosto de 2025
Horário: das 8h às 16h
-