Iniciativas que promovam o desenvolvimento em diversas áreas, entre elas a científica, econômica, educativa e turística. Foi desse modo que o Sebrae/PR e a Silicon Misiones, na Argentina, iniciaram o planejamento de ações binacionais durante a visita de uma comitiva de integrantes do Sistema Regional de Inovação (SRI) do sudoeste do Paraná ao país vizinho. Iniciado em setembro, o planejamento faz parte do Marco de Intenção de Cooperação Multilateral, assinado pelas entidades em junho deste ano, em Curitiba.
Entre as iniciativas elencadas por meio do planejamento, estão a criação de uma governança binacional para a inovação; a internacionalização da rede de habitats de inovação; a criação de uma rede de pesquisadores binacional; a promoção de eventos de inovação aberta binacional e a criação de uma rede de investidores binacional.
O gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, pontuou que a construção de um planejamento conjunto é o primeiro passo para que essas ações de fato saiam do papel.
“Criamos essa planificação justamente para olharmos para o futuro e, assim, desenvolvermos ações conjuntas que venham a beneficiar pequenos negócios, startups e o surgimento de novas empresas, trazendo apoio e especialmente condições para que eles contem com um cenário propício ao desenvolvimento”, afirma Cesar.
O presidente do SRI, Evandro Vicente de Cezaro Brandalizze, destacou a importância da conexão de diferentes atores para o crescimento das duas regiões.
“Este trabalho está possibilitando conexão entre pessoas de diferentes habitats de inovação e está contribuindo para o surgimento de ideias e projetos para que as regiões tenham um desenvolvimento bem estruturado e um futuro ainda mais promissor”, avalia Evandro.
Diretor-geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Pato Branco), Gilson Ditzel avalia que a construção do planejamento traz uma nova expectativa para os países.
“A nossa expectativa é que este planejamento intensifique a construção de conhecimento e a transferência de tecnologia. Todo esse processo será monitorado por nós, e todas as ações serão avaliadas a partir dos resultados que obtivermos”, conclui Gilson.
Durante a visita da comitiva brasileira, também foi inaugurado o espaço do Parque Tecnológico Binacional, dentro do Parque Tecnológico de Misiones, que materializa a parceria que já tem mais de 20 anos entre o município de Pato Branco e Posadas, capital da Província de Misiones, na Argentina.
Marco de Intenção
A expectativa é de que, por meio do protocolo de intenções, instituições brasileiras e argentinas sejam fortalecidas e isso tenha reflexos em relação à competitividade das micro e pequenas empresas de Misiones. Válido por quatro anos, o acordo estreita ainda mais os laços de intercâmbio de conhecimentos entre os dois países, que já dura mais de duas décadas.
Relação Sebrae/PR e Argentina
O Sebrae/PR, por meio da atuação da Regional Sul, e a Argentina, na província de Misiones, têm uma longa história de cooperação mútua. A parceria começou em 2002, após visita da comitiva de argentinos ao município de Pato Branco, no sudoeste do Paraná. Anos mais tarde, em 2005, o Sebrae/PR iniciou um novo processo de cooperação com foco na propagação da cultura do empreendedorismo, impulsionado pelo acordo de cooperação binacional. O intuito foi levar a metodologia do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), proporcionando o desenvolvimento e a cultura no país vizinho.
Em 2008, o município iniciou uma agenda voltada para a realização de ciclos de palestras e ações coordenadas pela Pato Branco Tecnópole, estabelecendo uma continuidade de uma agenda binacional. Mais tarde, em 2010, criou-se uma agenda comum com o intuito de ampliar o acesso à inovação e à tecnologia. Em 2014, o Governo do Estado do Paraná reconheceu o Parque Tecnológico Binacional e a importância de transformar Pato Branco em um polo de desenvolvimento social, econômico e cultural.
Mais recentemente, a parceria entre o Sebrae/PR e a Argentina teve novos capítulos. Em 2023, em Bernardo de Irigoyen, na trifronteira, foi inaugurado o Espacio Del Emprendedor, modelo similar à Sala do Empreendedor no Brasil, que leva consultorias e treinamentos para empresários argentinos. Outra iniciativa é o Festival Internacional de Turismo La Frontera, que neste ano esteve em sua segunda edição, com a participação de 21 municípios.