ASN PR
Compartilhe

Sebrae/PR entrega mapeamento do Ecossistema de Inovação de Jandaia do Sul

Os setores do agronegócio, químico e materiais, fabricação de móveis, vestuário e TIC são os que apresentam mais potencial de inovação no município do Vale do Ivaí
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Com uma população de aproximadamente 21,4 mil habitantes, o município de Jandaia do Sul, localizado no Vale do Ivaí, norte do Paraná, se prepara para alavancar o desenvolvimento local por meio da inovação. Neste mês, em uma parceria com a prefeitura municipal, o Sebrae/PR entregou o Caderno de Mapeamento do Ecossistema de Inovação da cidade que, agora, começará a colocar em prática o plano de ação estruturado, apresentado no estudo, para fomentar um ambiente propício à inovação e à competitividade das empresas.

Os setores do agronegócio, químico e materiais, fabricação de móveis, vestuário e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são os mais promissores para a inovação no município, segundo o levantamento, que levou em conta as vocações e potencialidades de Jandaia do Sul. O planejamento do ecossistema contou com a participação de empresários e de lideranças locais em workshops promovidos pelo Sebrae/PR, que tem apoiado as cidades paranaenses para que criem condições de estimular, gerar e desenvolver empreendedores, empresas e regiões mais inovadoras.

O consultor do Sebrae/PR, Tiago Correia da Cunha, explica que o mapeamento vai auxiliar a governança do Inova Jandaia, que existe desde 2021, com a entrega de um planejamento sistematizado e estruturado com ações para promover a cultura da inovação na cidade. Participam do grupo representantes do Poder Público, empresários, instituições de ensino e pesquisa e entidades.

“Após a entrega do estudo, vamos fazer a reestruturação da governança e começar a colocar em prática o plano de ação desenvolvido no município”, adianta o consultor.

O planejamento estabelece estratégias de ação em diferentes vertentes, desde ambientes de inovação, criação de eventos para a promoção do empreendedorismo e inovação, captação de recursos pelas empresas, políticas públicas necessárias, melhoria dos cursos técnicos, incentivo de parcerias entre universidades e empresas, implantação de novos cursos, formalização da governança, entre outras.

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro de Souza Silva Junior, lembra que o município possui uma Lei de Inovação e, agora, trabalha na formação do Conselho Municipal de Inovação. O objetivo, segundo ele, é atrair jovens e empresários para participar das discussões e políticas públicas de fomento à inovação.

“Desde o início do mandato, temos o desejo de realizar esse planejamento e de ter o tema da inovação mais forte na cidade. Decidimos que o Sebrae seria o melhor parceiro para desenvolver esse trabalho em conjunto conosco”, conta o prefeito.

O Sebrae/PR criou uma metodologia própria para mapear esses ambientes em todo o Brasil e mapeou os ecossistemas de inovação de Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia, Arapongas e Apucarana, no norte do Paraná.