ASN PR
Compartilhe

Sebrae/PR lança desafio de Inovação Aberta voltado às micro e pequenas empresas

Iniciativa terá como foco aproximar grandes organizações dos pequenos negócios, promovendo um ambiente de novidades.
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe
Programa promoverá a conexão entre grandes empresas e micro e pequenas. Fotos: Inove

O Sebrae/PR lançou, nesta sexta-feira (12), em Curitiba, durante a Feira do Empreendedor, o Programa Inovação Aberta Sebrae, que vai selecionar micro e pequenas empresas para resolver desafios de negócios de maior porte na área da inovação. Além de anunciar as demandas, durante o evento as empresas também apresentaram a maturidade exigida para cada solução e as expectativas em relação à jornada até a entrega das propostas.

O programa selecionou desafios de seis grandes empresas: Cibra, Herbarium, Grupo MM, Volvo, Tequaly e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em diversas áreas como experiência do cliente, automação, estratégias, logística, dados, tecnologia, inteligência artificial, entre outras. As empresas interessadas podem conferir no site https://sebraepr.com.br/lp/inovacao-aberta os desafios e realizar a inscrição.

O consultor do Sebrae/PR, Vinicius Galindo de Mello, explica que o programa promoverá a conexão entre grandes empresas e micro e pequenas, gerando oportunidades de negócios.

Evento foi realizado durante a Feira do Empreendedor. 

“São 48 desafios disponíveis no site do Sebrae em diversas áreas. Todo inscrito receberá uma trilha de boas práticas para aumentar as chances de sucesso na hora de negociar. Em março de 2026 faremos uma etapa de matchmaking, em que promoveremos esse encontro entre empresas para que possam interagir. Na sequência, o solucionador terá 30 dias para encaminhar uma proposta às empresas”, afirma Vinicius.

No lançamento, as grandes empresas participaram de um painel, no qual compartilharam como se dá a relação com pequenas empresas no fornecimento de soluções. Ao final, foram apresentadas as áreas temáticas e alguns exemplos de desafios para inscrição.

Soluções

De acordo com o head de inovação do Grupo MM, de Ponta Grossa, Felipe Baranoski, a expectativa é que o programa traga impactos positivos.

“Acreditamos que as soluções apresentadas podem nos ajudar a resolver desafios como logística e comunicação. Essa conexão é muito importante para nós, pois poderemos debater e amadurecer ideias com outras empresas, fomentar a criatividade e construir algo em conjunto”, pontua Felipe.

O head de inovação do Grupo MM, de Ponta Grossa, Felipe Baranoski.

Para Christiano Lopes, diretor executivo da Tequaly, participar do desafio é dar um passo rumo ao crescimento de forma mais aberta, junto com a sociedade.

“Somos ávidos por inovação, por ouvir pessoas e transformar ideias em realidade. O nosso maior desejo é que, nos próximos meses, projetos se concretizem e, quem sabe, se transformem em produtos que façam parte do nosso portfólio e gerem parcerias duradouras”, comenta Christiano.

Christiano Lopes, diretor executivo da Tequaly.
  • ambiente de negócios
  • Feira do Empreendedor 2025 Curitiba
  • inovação
  • inovação aberta