Os cafés especiais das regiões Noroeste e Norte do Paraná estarão em evidência no Ca Fé On 2025, evento do setor cafeeiro no Estado que será realizado nos dias 2 e 3 de agosto, das 9h às 18h, no antigo IBC Maringá Tech. O Sebrae/PR participa com um estande dedicado a 14 produtores de cafés especiais, todos com pontuação acima de 80 pontos e reconhecidos por sua qualidade. O evento terá entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.
A participação reforça um momento histórico para os cafeicultores da região. No dia 1º de julho de 2025, a região de Mandaguari conquistou o selo de Indicação Geográfica (IG), na modalidade Denominação de Origem (DO), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O reconhecimento abrange seis municípios do Noroeste paranaense: Mandaguari, Marialva, Jandaia do Sul, Apucarana, Cambira e Arapongas, e representa um marco para a agricultura familiar local, valorizando o café produzido na região e destacando suas características únicas ligadas ao território e a sua produção.

No estande do Sebrae/PR, estarão representados oito produtores da região de Mandaguari, quatro de Apucarana e dois de Ivaiporã, todos alinhados às exigências técnicas da IG. No local, haverá interações como apresentação e degustação dos cafés produzidos pelos cafeicultores, com apresentação dos grãos feita por baristas convidados, que proporcionarão ao público uma imersão sensorial e informativa sobre os atributos dos cafés regionais.
“O nosso objetivo com essa participação é fortalecer a imagem dos cafés produzidos na região e ampliar o acesso desses produtores a mercados mais exigentes e qualificados. Com isso, buscamos não apenas valorizar a qualidade dos produtores locais, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico regional, especialmente por meio da agricultura familiar”, afirma Luiz Carlos da Silva, consultor da regional Noroeste do Sebrae/PR.

A programação do Ca Fé On inclui workshops, palestras, talk shows e experiências interativas, com temas como agricultura regenerativa, certificações de origem, regularização de marcas e torrefações familiares, mudanças de consumo nas cafeterias, impacto climático na cafeicultura e o papel do café como estilo de vida. Também será promovido o tradicional “Café com o Presidente”, com José Carlos Barbieri (Acim), além da participação de entidades como IDR-Paraná, UEM, FAEP, ABIC e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná.