ASN PR Atualização
Compartilhe

Startups do Paraná e do exterior vão expor soluções inovadoras no ConectaPR

Empreendedores do Paraná e da Argentina apresentam soluções de impacto no evento
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Soluções inovadoras de todos os cantos do Paraná. No ConectaPR, que chega à sua 10ª edição em 2025, 26 startups irão participar da área de expositores, onde poderão apresentar os seus produtos e toda a tecnologia, impacto social e sustentabilidade que oferecem ao público. O evento será realizado nos dias 11 e 12 de julho, na sede do Sebrae/PR (Rua Caeté, nº 150, Curitiba). A programação e informações sobre ingressos estão disponíveis no link.

O espaço dos expositores terá a presença de empresas participantes do programa TOP10PR. Os negócios foram selecionados para fazer parte do ConectaPR pelas suas perspectivas de crescimento e o impacto positivo no ecossistema de inovação do Estado.

Em sua 10ª edição, ConectaPR terá em sua área de expositores 26 startups com soluções maduras e média de faturamento mais avançada. Fotos: Inove.

Além de empreendedores e especialistas paranaenses, o evento contará com a presença de representantes do Silicon Misiones, ecossistema de inovação da província de Misiones, na Argentina.

Os expositores compõem o evento juntamente com as palestras, workshops e o Investing Day, momento no qual os participantes podem se conectar com potenciais investidores do mercado. Rafael Tortato, coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, reforça que as empresas do espaço são startups já em um patamar maior de crescimento, que fazem parte de um dos diversos programa de impulsionamento de soluções inovadoras da instituição.

“As startups do espaço de exposição, especialmente as do programa TOP10PR, foram selecionadas por apresentarem soluções mais maduras e já possuírem uma média de faturamento acima de R$ 500 mil ao ano, com potencial de crescimento. Além deste programa, empresas de outras iniciativas do Sebrae/PR, como o Capital Empreendedor e o Garage, também estarão presentes”, afirma Tortato.

A inovação, no entanto, não acontece apenas no ConectaPR. Nos dias 10 e 11 de julho, a sede da Regional Curitiba do Sebrae/PR recebe o ELI Summit, evento nacional que irá promover o diálogo entre ambientes de inovação, empreendedores, gestores públicos e Instituições de Ensino Superior (IES) de 42 municípios paranaenses que aplicam a metodologia dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI). A programação inclui painéis e workshops com especialistas nacionais e internacionais no tema. Os ingressos, assim como informações, podem ser acessados no link.

Da Argentina para o Paraná

Neste ano, o ConectaPR terá a presença de 25 representantes do Silicon Misiones, ecossistema de inovação da província de Misiones, na Argentina. A presença de startups argentinas no evento reforça uma relação bilateral que teve início em 2001, com a criação do Parque Tecnológico Binacional, conectando setores de tecnologia das regiões de Pato Branco e Misiones. No ano passado, foi estruturada a Rede de Inovação Missioneira (RIMI), que promove soluções inovadoras na província argentina e, entre outras ações, fortalece a presença destas empresas em ambientes de inovação do Paraná.

No Conecta de 2024, Brasil e a Argentina formalizaram o acordo Marco de Intenção de Cooperação Multilateral, entre o Sebrae/PR e Silicon Misiones – Argentina.

Griselda Ozuna, coordenadora da RIMI, ressalta que a presença dos empreendedores do Silicon Misiones, ecossistema que faz parte da rede, é importante de duas maneiras: na busca por novas parcerias e na demonstração de um trabalho de impulsionamento das startups da província argentina.

“Participar do ConectaPR nos permite abrir oportunidades para acordos de cooperação, codesenvolvimento de tecnologias, atração de investimentos e acesso a novos mercados. Entendemos que, sendo uma província de fronteira como é Misiones, esses espaços são fundamentais para internacionalizar nossas empresas, pois queremos mostrar a evolução que as startups da região tiveram, combinando uma cultura empreendedora jovem com educação, tecnologia e impacto social”, explica Griselda.

Impulsionando soluções

Para as empresas que já participaram do ConectaPR como expositores, o evento gerou um diálogo não somente entre startups e possíveis investidores. Empreendedores em diferentes fases de desenvolvimento puderam trocar experiências e realizar parcerias, como ocorreu com André Campos, fundador da Vendizap, startup de gestão de plataformas de vendas com base em Curitiba, que esteve na edição do ano passado.

“Estar no ConectaPR como expositor foi uma experiência muito positiva para nós, pois conhecemos potenciais investidores e mentores com que seguimos dialogando. Outro efeito positivo foi a oportunidade de conversar com outros empreendedores: por exemplo, encontramos uma startup ainda em fase inicial, mas com um público-alvo similar ao nosso. Então, estabelecemos contato e apresentamos a solução dessa empresa para os nossos clientes, o que fez com que alguns deles combinassem produtos das duas startups”, conta Campos.

Espaço da Vendizap na área de expositores do ConectaPR, edição de 2024.

Para quem estará, pela primeira vez, participando como expositor no evento, a expectativa é a de que este seja momento decisivo para impulsionar soluções inovadoras. Atilei de Oliveira, fundador da Acredite.se, startup de gestão de controle interno localizada em Londrina, o ConectaPR será uma vitrine.

“Estamos empolgados com a oportunidade de compartilhar nossos desafios com outras startups que estão na mesma jornada. Temos uma expectativa de dialogar também com investidores qualificados que podem oferecer não apenas insights valiosos, mas parcerias para o futuro. Acreditamos que pode ser um divisor de águas para a nossa trajetória”, comenta o empreendedor.

  • Conecta PR
  • curitiba
  • eli summit
  • londrina
  • Misiones
  • startups