ASN PR
Compartilhe

Startups do Paraná participam do Web Summit Lisboa 2025

Iniciativa fortalece a internacionalização do ecossistema de startups do Estado
Por Redação
ASN PR
Compartilhe

O Sebrae promove, entre os dias 10 e 13 de novembro, a Missão Web Summit Lisboa 2025, levando um grupo de startups paranaenses para uma das maiores vitrines globais de tecnologia, inovação e empreendedorismo. A ação integra o programa Sebrae Startups e busca fortalecer a presença do Paraná no cenário internacional, ampliando conexões com investidores, hubs e aceleradoras da Europa.

Web Summit Lisboa 2025 acontece entre os dias 10 e 13 de novembro, em Portugal. Créditos: Web Summit

“Esta terceira edição consolida a missão como uma das principais iniciativas de apoio e fortalecimento às startups do Estado”, afirma Rafael Tortato, coordenador estadual de Startups e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) do Sebrae/PR. Ele explica que, ao conectar as empresas paranaenses com players globais, o Sebrae reforça o posicionamento do Paraná como um ecossistema maduro, competitivo e capaz de gerar soluções para o mundo.

Durante o evento, as startups paranaenses irão participar como expositoras na categoria Alpha, além de integrarem uma agenda intensa de networking, visitas técnicas e imersões em ambientes estratégicos de inovação, como a Unicorn Factory Lisboa, o Banco Português de Fomento e a IAPMEI – Agência para Competitividade e Inovação.

Entre as startups que representarão o Estado estão Immer Messen, Palinha, Otelia / Bitz, Brainzz, Credit Ontech, Ide!a Tech, Everest. IA, Corelab, GandSports e Value4u. Todas elas passam por um processo de preparação coordenado pelo Sebrae/PR, com mentorias, workshops de internacionalização e treinamento para apresentação a investidores.

A Credit Ontech, de Araucária, liderada pela CEO Josefina Gonzalez, é uma fintech especializada em análises automatizadas de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Utilizando inteligência artificial, big data e automação de processos, a empresa oferece pareceres e scores de crédito rápidos e precisos, que trazem eficiência e segurança para o mercado financeiro.

Josefina Gonzalez, CEO da Credit ONtech, fintech que leva inovação ao mercado de crédito com soluções automatizadas e seguras. Foto: Arquivo Pessoal

“Participar do Web Summit é um sonho que estamos realizando”, comenta Josefina Gonzalez. “Ver nossa startup atravessando o oceano é a prova de que um trabalho bem estruturado, com apoio técnico e visão de futuro, pode romper fronteiras. Queremos aprender, buscar parcerias e voltar com novas ideias para crescer ainda mais no Brasil”, conclui.

Fundada em Londrina, em 2022, a Corelab, empresa de tecnologia que cria e conecta produtos digitais escaláveis, estará no Web Summit Lisboa pela primeira vez em 2025. Com o objetivo de ajudar startups e negócios já consolidados no mercado a inovar mais rápido, a empresa utiliza blocos de tecnologia prontos, que eliminam meses de desenvolvimento.

Thiago Zampieri
Thiago Zampieri, CEO da Corelab, empresa londrinense que cria produtos digitais escaláveis e acaba de abrir escritório na Holanda. Foto: Arquivo Pessoal

“Acabamos de inaugurar nosso primeiro escritório na Holanda e estar em um evento internacional será fundamental para divulgar os nossos serviços e prospectar clientes europeus. Por lá, teremos acesso a um ambiente pró-inovação e, principalmente, a um mercado de tickets maiores”, destaca o CEO da Corelab, Thiago Zampieri.

A Brainzz, de Curitiba, desenvolve maquetes virtuais inteligentes que unem tecnologia imersiva e dados em tempo real para otimizar projetos da construção civil. A startup foi selecionada entre as dez melhores do Sebrae Startups e recentemente conquistou destaque ao se tornar finalista do Pitch Vale do Pinhão 2025.

Bruno Ruy, CEO e fundador da Brainzz, startup curitibana que desenvolve maquetes virtuais inteligentes para o setor da construção civil. Foto: Arquivo Pessoal

Para o CEO e fundador da Brainzz, Bruno Ruy, o Web Summit representa uma oportunidade decisiva de expansão. “É uma grande vitrine para o nosso negócio e o momento de conectar a Brainzz a potenciais clientes, parceiros e investidores estratégicos. Nossa tecnologia já está validada e pronta para escalar, e participar do evento nos aproxima de conexões que podem acelerar essa jornada internacional”, aponta Bruno.

Com curadoria técnica de Jorge “Biff” Netto, consultor especialista em inovação e internacionalização de negócios, a missão conta ainda com o apoio do Sebrae Nacional, da Unicorn Factory Lisboa, do Banco Português de Fomento, da IAPMEI e do Turismo de Portugal. A ação reforça o posicionamento do Sebrae/PR como protagonista na internacionalização de startups e na promoção do Paraná como polo de inovação global.

  • inovação
  • sebrae startups
  • startup
  • Web Summit Lisboa