A sede da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), em Pitanga, foi palco, nesta terça-feira (17), do lançamento do TecnoAgro, evento que promete revolucionar o setor do agronegócio na região Central do Estado. Com o objetivo de promover a ciência, tecnologia e inovação, o evento será realizado nos dias 13 e 14 de novembro e será voltado especialmente para pequenos produtores, como pequenas agroindústrias e agricultores familiares.
O Sebrae/PR, um dos apoiadores da iniciativa, marca presença no comitê gestor e será responsável pela geração de conteúdos relevantes, organização de palestras e debates, e condução de reuniões estratégicas, conforme explica o consultor do Sebrae/PR, Agenor Felipe Krysa.
“O Sebrae/PR atuará como um agente de desenvolvimento, discutindo pautas essenciais para o avanço do agronegócio na região. Acreditamos que a inovação e o conhecimento são indutores de desenvolvimento da atividade”, frisa.
O TecnoAgro Amocentro visa trazer as mais recentes inovações e tendências do setor agropecuário. Durante o lançamento, a iniciativa foi apresentada a lideranças locais, potenciais parceiros e expositores, destacando seu papel como plataforma para o desenvolvimento e a integração de novas tecnologias no campo.
A programação contará com seis arenas temáticas. A Arena Tecnologias do Agro será focada em inovações tecnológicas, com a presença de palestrantes renomados que discutirão as últimas tendências e soluções para o agronegócio. A Arena Amocentro será dedicada a estratégias de desenvolvimento integrado, abordando planos e iniciativas para o fortalecimento do setor na região. A Arena Startups apresentará empresas inovadoras que estão trazendo novas ideias e soluções para o setor.
Já a Arena Conhecimento oferecerá demonstrações práticas sobre a produção de queijo, desossa de suínos e processamento de leite, entre outros, permitindo que os participantes adquiram conhecimentos diretamente aplicáveis às suas atividades. Também será realizado o Ideathon, promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), no qual serão desenvolvidas soluções para problemas reais do setor agropecuário, com a participação de acadêmicos e especialistas.
A Arena Agroindústria Paraná Centro será destinada à exposição de produtos e serviços oferecidos por empresas da região, permitindo a interação direta com o público e possíveis parceiros comerciais.
Para o presidente da Amocentro, Clodoaldo Fernandes dos Santos, o evento é a oportunidade de apresentar cases de sucesso e experiência exitosas, além de novas tecnologias e as tendências do setor.
“Nos 17 municípios que compreendem a Amocentro temos muitas famílias que residem na área rural. Isso fortalece nossas ações de desenvolvimento do setor. O TecnoAgro será um evento de oportunidades e para reforçar o que temos de melhor na região”, comenta.
Nilson Padilha, secretário executivo do Consórcio Cid Centro, parceiro na organização do evento, diz que a expectativa é despertar a atenção de toda a cadeia produtiva do agronegócio, além de estudantes, acadêmicos universitários e da comunidade em geral para que novas edições possam ser planejadas com foco no desenvolvimento territorial.
“Demos um start no TecnoAgro Paraná Centro com a intenção de que o evento seja a marca da região, com as principais tendências do setor, e de mostrar as inovações que existem na área”, reforça.
Rodrigo Fernando Roman, que faz parte do comitê organizador, destaca que o evento tem como foco o participante.
“Entendemos que é possível potencializar o desenvolvimento da inovação e da tecnologia pelas mãos de novos atores do agronegócio. Para isso, preparamos a programação para levar conhecimento, com dinâmicas interativas, como é o caso do Ideathon, e com a participação de startups e empresas inovadoras”, exemplifica.
As inscrições para o TecnoAgro Amocentro serão abertas no início de outubro.