ASN PR Atualização
Compartilhe

Tecnologia e o futuro dos negócios em pauta, no ECO.TIC.NOVA

12ª edição do evento, que começou nesta terça-feira (27), em Londrina, apresenta as principais inovações do setor de TIC
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

Novas tecnologias e o futuro dos negócios estão em pauta na 12ª edição do ECO.TIC.NOVA, um dos principais eventos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Paraná. O evento começou na tarde desta terça-feira (27), no Villa Planalto, em Londrina, e se estenderá até quarta-feira (28), com uma vasta programação de conteúdos e painéis com especialistas de renome nacional.

A expectativa é que, em dois dias, o ECO.TIC.NOVA reúna um público de 700 pessoas, em Londrina. Foto: Thomé Lopes.

Pelo terceiro ano, o evento é realizado numa parceria entre os ecossistemas de inovação de Londrina e Maringá. A junção do ECO.TIC, de Londrina, e TIC’NOVA, de Maringá, integra as ações realizadas a partir da Aliança Estratégica Londrina – Maringá. O diretor técnico do Sebrae/PR, César Rissete, afirma que as duas cidades possuem soluções capazes de atender demandas de empresas de todo o Brasil. Ele lembra que o setor de TIC é transversal, portanto, pode solucionar problemas e desafios de negócios de diversos segmentos.

“Hoje, não tem como você ter uma empresa que se conecta com o consumidor, do presente e do futuro, sem usar tecnologias que facilitam o fluxo de dados, informações e produtos, e a conexão com esses clientes. No ECO.TIC.NOVA, os empresários têm a chance de conhecer potenciais fornecedores de tecnologia para solucionar um problema ou gargalo dos seus negócios”, afirma Rissete.

A Tecnospeed, de Maringá, é uma das 15 empresas expositoras no evento. Foto: Thomé Lopes.

De Maringá, a Tecnospeed, que atua com o desenvolvimento de softwares para desenvolvedores, participa do evento como uma das 15 marcas expositoras, para divulgar, principalmente, uma das iniciativas da empresa, que é a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade com soluções para fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil e apoiar a formação de profissionais na área da tecnologia, com cursos e ferramentas. Esta é a segunda vez que a empresa participa como expositora.

“O nosso público é o desenvolvedor de software, então, grande parte das pessoas presentes no evento já é nosso cliente. É um público muito qualificado para a nossa proposta”, comenta Jonathan Santos, diretor de mercado da Tecnospeed.

De olho nos polos de tecnologia de Londrina e Maringá, a Belago, de Araucária, participa do ECO.TIC.NOVA para prospectar novos clientes. Foto: Thomé Lopes.

Raphael Jacinto, vice-presidente da Belago, de Araucária, Paraná, participa, pela primeira vez, do ECO.TIC.NOVA. A empresa, que oferece serviços tradicionais de tecnologia até projetos mais avançados de Inteligência Artificial (IA), possui seis escritórios no Brasil e quatro endereços internacionais. Em Londrina, participa como expositora em parceria com a Red Hat, com o objetivo de divulgar as soluções em virtualização – tecnologia que permite criar simulações de ambientes de computação a partir de um único sistema de hardware físico.

“Londrina e Maringá possuem um polo de tecnologia muito forte, então, consideramos trazer um braço da empresa pra cá. Viemos para prospectar clientes, mas, agora mesmo, conversamos com duas advogadas que desenvolveram uma solução para LGPD e nós já temos uma solução pronta, que implementa todo o caminho, então, pode sair daí uma parceria”, conta.

A presidente do APL de TIC de Londrina, Ana Paula Murakawa, destaca que esta é a maior edição do evento e a expectativa é receber um público de 700 pessoas, vindas de várias cidades do Paraná e de outros Estados, entre os dois dias. Uma das novidades é a grande área de exposição, que favorece a conexão entre as empresas e o público, formado por empresários de diversos segmentos, estudantes, representantes do poder público e lideranças.

“É um espaço de conexão, que demonstra a identidade do evento para fazer negócios. Neste ano, também estamos trazendo diversos cases de Londrina e Maringá, de maneira proposital, para gerar proximidade com o público e mostrar que a tecnologia é para todo mundo, não só para quem tem muito dinheiro”, destaca Ana Paula.

A abertura do ECO.TIC.NOVA contou com as presenças do diretor técnico do Sebrae/PR, César Rissete, e dos gerentes da Regional Norte e Noroeste do Sebrae/PR, Rubens Negrão, e Wendell Gussoni.

O primeiro dia trouxe conteúdos sobre IA, na palestra de abertura de Celina Nakayama, especialista em solução de trabalho moderno na Microsoft; os cases das empresas Forlogic, Grupo Muffato, Rede Estacenter Park e Integrada; e uma apresentação sobre IA nos negócios, com o especialista e pesquisador de novas tecnologias, Tony Ventura, entre outros temas. A programação completa do segundo dia de evento está disponível no site: https://www.ecoticnova.com.br/.

O ECO.TIC.NOVA é uma realização do APL de TIC de Londrina, Associação Brasileira de Tecnologia, Inovação e Comunicação (Abratic), TI Paraná, Software by Maringá, Sebrae/PR e Sistema Fiep.

-

Feira do Empreendedor 2024

Promovida pelo Sebrae/PR, de 26 a 29 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking. O evento terá palestrantes nacionais, conteúdos, orientações, consultorias e um espaço com expositores de diferentes segmentos como soluções digitais e inovadoras, franquias, serviços e representações comerciais. Também terá uma feira com produtos de microempreendedores de Curitiba e região, além de rodadas de negócio e de acesso ao crédito: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor/.

  • EcoTICNova
  • inovação
  • londrina
  • maringá
  • tecnologia
  • TIC