O terceiro dia da edição 2025 da Feira do Empreendedor Sebrae foi concluído com a palestra de Thiago Reis, fundador da Growth Machine, uma das principais referências em estratégias comerciais no Brasil. Realizada na noite deste sábado (13), no Teatro Positivo, em Curitiba, a apresentação trouxe reflexões sobre o futuro dos negócios e o papel da inteligência artificial (IA) nas vendas.

Com o tema “Demanda Infinita: revolução de vendas com IA”, Reis iniciou destacando que a dificuldade das empresas em alcançar um bom faturamento muitas vezes está ligada a falhas na geração de demanda. O palestrante enfatizou também a importância da comunicação como diferencial competitivo.
“Você pode ter a maior inovação do mundo, mas se não souber comunicar, distribuir e conquistar novos clientes, não vai conseguir escalar sua empresa. Nenhum negócio sobrevive sem gerar receita e essa precisa ser a prioridade de todo empreendedor”, disse.

Para contextualizar, o palestrante relembrou sua trajetória empreendedora e comparou a busca constante por inovação a uma cena do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), clássico do diretor Stanley Kubrick, em que o uso de ferramentas marca o início da evolução humana.
Thiago destacou ainda três grandes revoluções tecnológicas recentes que mudaram profundamente a forma de empreender e se relacionar com clientes: o acesso à internet nos anos 1990, a popularização da internet nos celulares em 2005 e, mais recentemente, a ascensão da inteligência artificial em 2020.
“Hoje já existem IAs especializadas em praticamente todos os segmentos: jurídico, vendas, marketing, saúde, dentre outros. Quem aprender a utilizá-las vai se destacar no mercado”, afirmou.
Resiliência e paciência
Thiago Reis — especialista em aumentar receitas, com mais de R$ 1,7 bilhão gerados para clientes nos últimos 24 meses, reconhecido como o influenciador de vendas número um em 2019 e um dos 10 nomes a seguir no LinkedIn, reforçou o papel da resiliência e da paciência nos processos de vendas.

“Em qualquer operação comercial, 80% dos clientes não compram nada. É preciso entender que isso faz parte do jogo, manter o foco no objetivo e aprender a se reinventar. A jornada fica mais leve quando você aceita esse desafio”, completou.
Expectativas e aprendizados
A palestra atraiu empreendedores de diferentes segmentos, estudantes e interessados em aprender mais sobre a aplicação prática da inteligência artificial. A expectativa do estudante de engenharia elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Enzo Figueiredo, é que o conteúdo apresentado na palestra ajude a desmistificar as vendas em seu segmento de atuação.
“Espero que essa experiência me ajude a perder o medo de vender. Muitas vezes, na minha área de atuação, falamos de forma muito técnica ou para o público errado, e a inteligência artificial pode otimizar esse processo”, disse.
A empresária Vânia de Campos presta serviço de consultoria empresarial e recrutamento e seleção em Curitiba. Sobre a Feira, ela afirmou a importância para conexão com potenciais clientes: nesta edição ela conta que conseguiu fazer conexão com quatro empresas de contabilidade.
Vânia também conta que acompanha o trabalho do palestrante Thiago Reis nas redes sociais, destacou a inspiração que o palestrante transmite. “Ele é uma referência para mim. Vim em busca de conhecimento e para entender como posso aplicar essas novas ferramentas no meu negócio”.
O interesse em aprender mais sobre vendas e inteligência artificial motivou a empresária Verônica Maceno Nascimento Rodrigues, moradora da cidade de Contenda, situada na região metropolitana de Curitiba, a assistir a palestra.
Admiradora do palestrante, a proprietária da marca ApetHouse ressaltou a oportunidade de aprender com sua trajetória. “Ele é um exemplo de coragem e garra. Nunca tive a chance de acompanhá-lo ao vivo, e acredito que vai acrescentar muito no meu dia a dia e com certeza vai contribuir para o crescimento do meu empreendimento”, afirmou Verônica.