Um grupo de 28 alunos do ensino médio técnico de administração do Colégio Estadual Costa Viana, de São José dos Pinhais, visitou o Sebrae/PR em Curitiba para uma ação do projeto de Cultura Empreendedora. Durante o dia, estudantes tiveram contato com temas como empreendedorismo, ambiente de startups e soft skills.
“Os alunos também souberam mais sobre ferramentas de comunicação e marketing pessoal. Essa é uma parceria com o projeto Caçadores de Talentos, startup desenvolvida em sala de aula. Na sequência, construímos um programa com soluções do portfólio do Sebrae/PR para apoiar o desenvolvimento dos alunos em soft skills e outros temas”, detalha Sandra Trujillo, consultora do Sebrae/PR.
Segundo o professor Claudecir Calheiros, os conteúdos da visita estão alinhados com as perspectivas de possibilidades profissionais desses alunos no mercado de trabalho.
“As tecnologias utilizadas em redes sociais, a produção de vídeos em estúdio, como trabalhar esse tipo de tendência, além do mercado de startups, tudo isso se alinha com o perfil e as possibilidades para esses jovens como empreendedores”, conta.
Ainda de acordo com o professor, a experiência vem gerando repercussão entre os alunos na escola.
“O grupo que esteve no Sebrae/PR está fazendo um projeto na escola. Os estudantes utilizaram materiais, fotos e colocaram nas suas redes sociais e LinkedIn, como reconhecimento da importância do evento para os alunos. Existe uma carência de desenvolver essa maturidade e visão corporativa. Por isso, ações empreendedoras como essa são significativas”, afirma.
Ana Luísa é aluna do Colégio Costa Viana e participou da dinâmica.
“Eu e meus colegas fomos muito bem recepcionados. Tivemos palestras com profissionais contando suas experiências, falando um pouco sobre a vida deles. Essas conversas agregaram muito para a minha vida, consegui sanar várias dúvidas. À tarde, a dinâmica foi de gravar vídeos. Tivemos que criar uma empresa e vender um biscoito, então teve aquela coisa de bate-pronto, agir sob pressão, bem interessante”, conta.
Para a estudante Mayara Isabelli, as palestras foram inspiradoras. “Pudemos entender as várias formas como o Sebrae/PR apoia pequenos empreendedores com muitas dicas e estratégias valiosas. Fomos muito bem recebidos, o que tornou essa experiência muito acolhedora em cada detalhe, cheia de energia empreendedora”, diz.
Coordenadora do Técnico em Administração do Colégio Estadual Costa Viana, a professora Kelli Costa Viana agradeceu a oportunidade oferecida pelo Sebrae/PR aos alunos da instituição.
“Foi um momento de aprendizado aos nossos alunos, com palestras, oficinas e dinâmicas de interação entre a equipe e os estudantes. Além disso, a experiência do estúdio de gravação os deixou deslumbrados. Momentos como esse enriquecem o desenvolvimento e o aprendizado, com práticas que na escola são sempre vistas em forma de teoria. Nosso objetivo no curso técnico é justamente desenvolver no aluno a visão prática e empreendedora, auxiliando para que esse profissional seja um diferencial no mercado e na própria vida”, conta a professora.