ASN PR Atualização
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Categorias “Ciência e tecnologia” e “Negócios internacionais” são novidades desta edição
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) estão abertas até o dia 30 de julho. Mulheres empreendedoras podem participar gratuitamente, inscrevendo-se pelo site do prêmio. Além de preencher o formulário, é preciso enviar um vídeo curto, de até dois minutos, apresentando-se e destacando a trajetória empreendedora. Para auxiliar na produção do vídeo, as candidatas paranaenses podem acessar um tutorial com dicas práticas ou procurar ajuda em qualquer unidade do Sebrae/PR.

Neste ano, a premiação conta com duas novas categorias: “Ciência e tecnologia”, para mulheres com empresas de base tecnológica; e “Negócios internacionais”, destinada àquelas que alcançaram o mercado global. Completam as cinco categorias “Microempreendedora Individual (MEI)”; “Pequeno negócio”; e “Produtora rural”.

“O prêmio reforça a importância de uma boa gestão e proporciona visibilidade para as participantes. É uma vitrine de iniciativas inspiradoras, que podem impactar a jornada empreendedora de outras mulheres e que, certamente, aprofunda as ações para que o empreendedorismo feminino tome seu lugar de protagonismo”, comenta a consultora do Sebrae/PR, Janaina Nardin Dib.

Desde 2004, quando foi criado, o prêmio acumula a participação de mais de 100 mil mulheres e mais de 200 empreendedoras premiadas.

Na última edição, na etapa estadual, a vencedora na categoria “Produtora rural” foi Lucélia Aparecida da Costa, de Jaboti, no norte pioneiro, levou o prêmio estadual e esteve entre as finalistas de todo o Brasil.

Lucélia Aparecida da Costa, do Sítio Jabotoma, de Jaboti, venceu na categoria Produtora Rural na etapa estadual no ano passado e foi finalista nacional. Foto: Adriano Oltramari.

Na categoria “Pequenos negócios”, a ganhadora foi Flavia Gnoatto, da empresa Empório do Pão, de Pato Branco, na região sudoeste. E na categoria “Microempreendedora Individual (MEI)”, a vencedora foi a empresária Ana Elisa Stefani Vercelheze, da Ana Vegana, de Londrina, no norte do Estado.

A vencedora estadual na categoria MEI na edição anterior foi a Ana Elisa Stefani Vercelheze, da empresa Ana Vegana, de Londrina. Foto: Adriano Oltramari.

Etapas
O PSMN tem as etapas estaduais, regionais e nacional. Na primeira etapa, são escolhidas até cinco candidatas por estado, uma de cada categoria. As mais bem avaliadas em cada categoria serão selecionadas na etapa regional (Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste). Cada região terá uma indicada por categoria para a fase nacional. A grande final ocorrerá em Brasília (DF), em data a ser definida. As vencedoras nacionais receberão troféus de reconhecimento, participarão de uma missão nacional no próximo ano e ganharão prêmios.

Na edição passada, a vencedora estadual na categoria Pequenos Negócios foi a Flavia Gnoato, da Empório do Pão, de Pato Branco. Foto: Adriano Oltramari.

Requisitos
Para se candidatar é necessário ter mais de 18 anos e ser administradora da empresa e protagonista da história de sucesso do negócio. Outros detalhes podem ser conferidos no regulamento do prêmio.

Finalistas do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Paraná ao lado de equipe do Sebrae/PR, em 2023. Foto: Inove.

Cenário
O Paraná conta com 1,648 milhão de empreendedores ou donos de negócios, formais ou informais. Cerca de 50% da população paranaense é feminina e, deste universo, 32% empreendem. Os dados estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem como recorte o quarto trimestre de 2023.

  • empreendedorismo feminino
  • Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN)