ASN PR
Compartilhe

Riquezas turísticas do Paraná estarão no Salão Nacional do Turismo 2024

Evento contará com um espaço dedicado ao artesanato paranaense, com a participação de seis artesãos e as obras de 14 outros, além de associações
Por ASN Paraná
ASN PR
Compartilhe

Entre os dias 8 e 11 de agosto, o Riocentro, no Rio de Janeiro, será palco do Salão Nacional do Turismo 2024, organizado pelo Ministério do Turismo (MTur). O Sebrae/PR, em colaboração com a Secretaria Estadual de Turismo (Setu) e Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), marcará presença com delegação de 18 empresários paranaenses que representarão o turismo do Estado tanto no espaço PR quanto na Arena Experiências Brasil. O evento também contará com um espaço dedicado ao artesanato paranaense, com a participação de seis artesãos, obras de outros 14 e de associações do Paraná, destacando a riqueza cultural e criativa da região.

“Queremos gerar uma imagem positiva do Paraná, mostrar que é um estado diverso e único nas suas ofertas de atrações de ecoturismo, na vivência rural e no lazer, de maneira mais ampla”, disse a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez.

Bolsa de couro de peixe, feita na Associação Couro de Peixe de Pontal do Paraná, artesã representante Ana Maria de Oliveira Ferreira de Almeida. Fotos: divulgação. 

O evento, que chega à oitava edição, é realizado em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura do Rio, tendo como objetivo promover destinos turísticos de todo o País. Com a expectativa de atrair mais de 100 mil visitantes, a feira é a maior vitrine do turismo nacional.

“É importante lembrar que o turismo funciona em cadeia. Sempre que o relacionamento de mercado aumenta, o impacto é sentido em toda a cadeia de negócios do setor: da atração ao transporte, da hospedagem à economia do destino como um todo” reforçou Patrícia.

Tabuleiro de xadrez em madeira, feito pelo artesão Cleverson Muzica.

A vice-presidente da Associação dos Núcleos Artesanais de Vizinhança (ANAV), Suely Aparecida Duim, destacou que a expectativa é alta quanto à divulgação e às vendas dos produtos artesanais no evento.

“Participar do Salão Nacional do Turismo 2024 é uma grande oportunidade para divulgar o artesanato paranaense em âmbito nacional e consolidar nosso turismo, que vem crescendo”, destacou.

Suely lembra que a ANAV estará representada na feira por cinco artesãos de Curitiba, apresentando uma diversidade de trabalhos, em materiais como madeira, gesso e palha de trigo, o que ajudará a mostrar a cultura paranaense.

Pollyanna Medeiros, coordenadora Estadual de Fomento ao Artesanato da Semipi, afirmou que participar do Salão do Turismo é uma oportunidade única para os artesãos locais. Para ela, embora não seja um evento focado exclusivamente no artesanato, a grande expectativa de público para a feira torna a participação bastante relevante.

“A parceria com o Sebrae para o Salão do Turismo foi extremamente válida e construtiva. Conseguimos agregar saberes e fazer uma seleção de altíssima qualidade para representar o artesanato paranaense no evento. Temos certeza que essa parceria será duradoura e trará bons frutos no desenvolvimento de ações e políticas públicas para os artesãos do nosso estado”, discorreu.

Brinco eco feito de tampinhas e sacolas descartadas e recicladas, feita pela artesã Anna Boechat.

Serviço
8º Salão Nacional do Turismo 2024

Quando: De 8 a 11 de agosto de 2024

Onde: Riocentro, Rio de Janeiro.

Informações: https://www.gov.br/turismo/pt-br/salaodoturismo

  • artesanato
  • experiências
  • Rio de Janeiro
  • Salão do Turismo
  • turismo