ASN PR Atualização
Compartilhe

Empresários de Umuarama e região marcam presença no Salão Nacional do Turismo

Grupo apresentou produtos e serviços como café e rotas de passeio em meio à natureza
Por ASN Paraná
ASN PR Atualização
Compartilhe

A região de Umuarama foi representada no Salão Nacional do Turismo 2024, realizado no Rio de Janeiro na última semana, por empresários e representantes de instituições. Para participar, eles contaram com apoio do Sebrae/PR, do Conselho Municipal de Turismo de Umuarama (Comtur), da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), da Adetur Caminho das Águas e de prefeituras da região.

Iniciativa do Ministério do Turismo, o evento, que chegou à oitava edição, é realizado em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura do Rio, tendo como objetivo promover destinos turísticos de todo o País. O encontro, que atraiu cerca de cem mil pessoas, teve como tema central “Experiências Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”.

Na “Arena Experiências Brasil”, os expositores da região apresentaram seus negócios, aprenderam com exemplos e fizeram networking. A empresária Geni Bock de Faria foi uma das participantes. À frente da experiência turística Café com Trilha, que fica no município de Altônia, e do Café Faria, Geni fez degustação de café, vendas e falou sobre a trilha. Ela recebe cerca de 110 turistas por mês, que são de regiões distintas do Paraná, de outros estados e de países como a França, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Espanha.

“Contei sobre os atributos da região noroeste do Paraná. O Café com Trilha recebe grupos praticamente toda semana, com café rural com mais de trinta itens artesanais e trilha na propriedade, que vai até a Lagoa Xambrê, a maior do Paraná. Também mostramos a agroindústria e finalizamos no armazém”, comenta a empreendedora.

Quem também integrou a missão foi a empresária Rozely Incenha Movio, que comanda o Recanto Girassol, em Umuarama. O negócio faz parte da “Rota das Lavandas do Paraná” e oferece camping e experiências como terapias, além de locações para eventos.

“Trabalhamos com terapias naturais e turismo de saúde. No Salão, mostramos um pouco da experiência da lavanda com massagem, que oferecemos na propriedade. Já havia participado de outras feiras, mas o Salão Nacional do Turismo agregou bastante. Foi uma forma de disseminar as qualidades da nossa região”, disse Rozely.

Recanto Girassol faz parte da “Rota das Lavandas do Paraná”. Foto: Divulgação.

Segundo Anita Gonçalves Dias, executiva na Aciu, no Salão os empreendedores puderam expandir suas redes de contato e explorar novos mercados.

“Apoiar a ida dos nossos empreendedores ao Salão é investir no futuro do turismo em Umuarama. Eles se engajaram em todas as atividades, aproveitando ao máximo as oportunidades de networking, aprendendo sobre inovações e tendências do setor de turismo e estabelecendo parcerias estratégicas”, declarou Anita.

A consultora do Sebrae/PR, Jane Panaro Queiroz, destaca que o Salão foi uma oportunidade ímpar de apresentar a região para o Brasil, bem como os produtos turísticos, destinos e atrativos.

“Hoje, temos Cruzeiro do Oeste com ‘Turismo científico e rural’, Alto Piquiri, com ‘Turismo religioso e natureza’, Altônia, com ‘Turismo rural e natureza’, Icaraíma, com ‘Turismo náutico e natureza’ e Umuarama, com foco em ‘Turismo de negócios’. É um tema relevante para nossa região, pois gera impactos positivos na economia”, observa Jane.

A consultora acrescenta que o Sebrae/PR coordena uma governança com municípios de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), com o objetivo de fortalecer o setor.

“Temos trabalhado, juntos, no diagnóstico e formatação de novos produtos turísticos para Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Alto Piquiri e Icaraíma”, diz Jane.

  • arenito caiuá
  • turismo
  • umuarama