Representantes de 17 Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) que atuam junto a micro e pequenas empresas da região noroeste do Paraná se reuniram nesta quinta-feira (22), no Sebrae/PR, em Maringá, para alinhar estratégias, fazer networking e fortalecer a rede. Os Pontos são instalados pelo Sebrae/PR em parceria com instituições empresariais e possuem o objetivo de ajudar negócios a se tornarem mais competitivos e longevos.
Rosana de Fátima Pereira é representante do PA de Paiçandu desde que o serviço inaugurou no município, há sete meses, na Associação Comercial e Empresarial de Paiçandu (Acip). Embora tenha mudado a rota depois da pandemia, desistindo do empreendimento que tocava, ela conta que a experiência tem sido um diferencial.
“É preciso ter empatia na hora de ouvir as demandas dos empresários. Já estive do lado de lá e sei quão desafiador é seguir em frente. No PA, conseguimos oferecer incentivos que podem mudar o rumo de uma empresa, alavancando o negócio”, comentou Rosana.
Ela acrescentou que esta é sua primeira participação no encontro anual. “Espero que os aprendizados me auxiliem na missão de fortalecer a atuação do espaço. Seguir os bons exemplos é fundamental”, disse.
Margareth Pereira Jandre é executiva na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), comanda o PA local há seis anos e sempre participa dos encontros anuais.
“Muitas vezes, ajudamos empresários a identificar problemas que não estão enxergando e apoiamos na busca pela solução. Temos feiras, parcerias com outras associações e nos inspiramos em boas práticas. Há três anos temos uma rodada de negócios mensal inspirada em outro PA que conhecemos durante um encontro”, contou Margareth.
O portfólio de produtos dos PA reúne soluções presenciais, digitais e híbridas gratuitas e organizadas em forma de coleções que agrupam os produtos por temática e característica, auxiliando no desenvolvimento de soluções. No Paraná, são 83 PA atualmente, em 79 municípios. Em 2022, foram 11 mil atendimentos no Estado, número que saltou para 27 mil atendimentos em 2023.
“Quando reunimos os representantes do PA criamos conexões, reforçamos a necessidade de um padrão de qualidade e nos colocamos à disposição para que todo suporte seja oferecido. Além disso, aproveitamos para apresentar e discutir sobre o reconhecimento que o Sebrae faz aos melhores serviços”, disse a consultora do Sebrae/PR, Rosineide Pereira.
Em fevereiro deste ano, foi realizada a entrega do Selo de Referência em Atendimento 2023 aos Pontos de Atendimento ao Empreendedor, juntamente com o lançamento da edição 2024. Ao todo, foram premiados 42 PA, sendo seis da região noroeste. Para a premiação, são analisados quesitos relacionados à qualidade do atendimento das unidades.