Empreender, sim, mas promovendo um ambiente de negócios inclusivo, em que todos podem ter a oportunidade de participar. Neste sábado (28), a Feira do Empreendedor trouxe a atriz, psicóloga, modelo e dançarina Quitéria Chagas para uma conversa sobre diversidade e inclusão. A palestra faz parte de uma série de apresentações realizadas no Teatro Positivo, em que empreendedores do Brasil compartilham suas experiências no mundo dos negócios.
Atual rainha de bateria da escola de samba carioca Império Serrano, Quitéria trouxe um panorama do desenvolvimento do carnaval como uma festa fundamental para a cultura do País e um marco de empreendedorismo para várias pessoas ao longo de décadas.
“O carnaval de hoje foi construído pela comunidade negra e conta toda a história da cultura brasileira. Mas, ele vai além: ali, você vê várias formas de empreendedorismo, de criações que, juntas, tornaram esse o maior espetáculo da Terra. Cada um ali pode ter uma ideia e empreender, mesmo uma ideia que ele ache minúscula pode crescer e fazer parte desse grande evento”, defendeu.
A consultora do Sebrae/PR, Janaína Nardin Dib, ressalta que o tema da diversidade deve ser pensado como pilar de desenvolvimento das empresas, que precisam colocar a inclusão já na raiz dos seus negócios.
“O que a Quitéria nos mostra é que a diversidade, tal como no carnaval, é importante para qualquer empresa. Isso vale para o cotidiano do negócio, que precisa valorizar as diferenças dos colaboradores e para o cliente, que precisa ser compreendido em suas prioridades e em como gosta de ser tratado”, analisou.
Além das palestras magnas, que encerram os dias de evento, o Teatro Positivo recebe, durante o período da tarde, empreendedores que tratam dos mais variados temas: criação de conteúdo, novas tecnologias, estratégias de comunicação, marketing, vendas, inovação e inteligência artificial.
Conhecer o cliente
Em todos os anos atuando como rainha de bateria da Império Serrano, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, Quitéria esteve em contato com diferentes culturas que foram apresentadas nos desfiles. Para ela, entender as particularidades sociais e culturais do outro é algo que os empreendedores podem trazer como cultura de negócio no dia a dia.
“Falar em diversidade é estar atento às diferenças sociais e conhecer a nossa própria cultura, mas também aprender a conhecer o outro. Esse exercício faz com que você entenda melhor quem é o seu cliente”, explica Quitéria.
Feira segue com várias atrações
A programação da feira segue até domingo (29), com diversas atrações para os visitantes. Além das palestras no Teatro Positivo, os empreendedores podem conhecer expositores, pequenos negócios e áreas interativas, participar de rodadas de negócio, entre outras experiências.
A Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae/PR. Nesta edição, o evento conta com patrocínio do Pagbank, Sicoob, Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Cresol, Sicredi Empreendedores PR, Governo do Paraná e Fomento Paraná.