ASN PR
Compartilhe

Mundo Mel promove palestras, oficinas e troca de conhecimentos

Evento segue até a sexta (18), em Pato Branco, no sudoeste do Paraná, com o objetivo de fomentar a cadeia produtiva do mel
Por ASN PR
ASN PR
Compartilhe
Mundo Mel tem como objetivo fomentar a cadeia produtiva do mel. Foto: Divulgação

Segundo maior produtor de mel do País, o Paraná viu as exportações do produto crescerem 113% no primeiro semestre de 2024, alcançando 23 países, segundo dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pato Branco, no sudoeste do Paraná, é o destino para quem deseja mergulhar neste universo. O município recebe o Mundo Mel, evento que iniciou nesta quinta-feira (17) e segue até a sexta (18), com foco no fomento da cadeia produtiva e com uma vasta programação de palestras técnicas, oficinas, debates e exposição de produtos.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, destacou a importância do encontro no fomento à cadeia produtiva do mel no Paraná, durante a abertura do evento.

“Já temos um caminho percorrido, mas precisamos de mais. Temos trabalhado a questão do associativismo, pois entendemos que é primordial o fortalecimento das associações para um trabalho conjunto que nos permita superar desafios de gestão e de produção. O Mundo Mel é uma oportunidade de acessarmos novos conhecimentos, contribuindo para agregar mais valor ao que é produzido e mais renda para as famílias no campo”, afirma César.

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete. Foto: Diego da Rocha 

A chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento em Pato Branco, Leunira Viganó Tesser, ressaltou a necessidade da conscientização da importância das abelhas para o meio ambiente.

“Serão dois dias com acesso a um vasto conhecimento, desde aspectos de produção e preservação. O Mundo Mel reforça, também, a necessidade do nosso cuidado com o meio ambiente, tão importante para as atividades no campo e para o futuro das próximas gerações”, pontua Leunira.

O presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Sinauri Bedin, lembrou que a apicultura e a agricultura são atividades que podem se complementar.

“O Mundo Mel faz jus à importância das abelhas para o nosso ecossistema como agentes de polinização, podendo trazer benefícios inclusive para o agronegócio tendo impacto no aumento da produtividade nas lavouras, além da produção de frutas e hortaliças”, enfatiza Sinauri.

Palestra Magna

A abertura do evento foi marcada pela palestra magna com o médico veterinário e apicultor, Gustavo Nadeu Bijos, que falou sobre “Colmeias de Sucesso: Lições e Inspirações da Apicultura e Meliponicultura Brasileira”, ressaltando a importância de práticas sustentáveis e um manejo correto para quem busca o sucesso dentro da atividade.

“Temos um potencial gigantesco para produzirmos mel de qualidade inigualável se comparado a outros países. Há uma demanda crescente do mel no mercado interno e externo. Digo, sempre, que o mundo ainda não conheceu de verdade o mel brasileiro. Precisamos incentivar essa cadeia produtiva”, afirma Gustavo.

De acordo com ele, uma das formas de valorizar o mel brasileiro é replicar o que foi feito na Nova Zelândia com o mel de manuka.

“Lá eles iniciaram um processo de rastreabilidade que culminou em um produto com um valor agregado muito alto. Hoje um quilo deste mel custa mais de mil reais. Se comparar este mel com os nossos, encontramos aqui produtos muito melhores. Só que nós precisamos fazer com que as entidades acordem para essa questão da rastreabilidade que trará uma valorização muito grande para o mel brasileiro”, complementa Gustavo.

O médico veterinário e apicultor, Gustavo Nadeu Bijos. Foto: Diego da Rocha

Programação

Neste primeiro dia, o Mundo Mel também foi marcado por um talk show sobre produção, comercialização e legislação, um painel sobre o convívio harmônico entre lavouras e polinizadores com a apresentação de resultados práticos da relação entre soja e abelhas, debates sobre fomento à apicultura e políticas públicas, oficinas sobre extração e beneficiamento da cera e multiplicação de enxames e melhoramento genético.

Em um mesmo espaço, o Mundo Mel reúne também o 30º Encontro Paranaense de Apicultura, o 18º Seminário Paranaense de Meliponicultura e o 6º Seminário Regional de Apicultura do Sudoeste do Paraná. A programação para esta sexta-feira (18), pode ser conferida aqui. Quem tiver interesse em participar do evento, que é gratuito, ainda pode fazer a sua inscrição através do link: https://mundomel.online/inscricao.

Palestras

Participante, a apicultora Iara Dutra, de Santiago, no Rio Grande do Sul, está na atividade há mais de 45 anos. Atuando também como instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ela conta que hoje atende 18 apicultores no estado gaúcho.

“Abelha para quem trabalha é paixão. Eu fiquei sabendo do evento, vi a programação e achei as palestras excelentes. Não tive dúvidas, vim para Pato Branco. Estar aqui é importante para se atualizar, não apenas em razão das palestras, mas especialmente pelas trocas, conversas, visitas nos estandes. Tudo isso é importantíssimo para o desenvolvimento cada vez maior da atividade”, conclui a participante.

Organização

O evento é uma organização do Sebrae/PR, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Instituto Água e Terra (IAT) e Prefeitura Municipal de Pato Branco.

Evento conta também com a exposição de produtos. Foto: Divulgação
  • agronegócio
  • mel
  • Sebrae/PR;