Microcervejarias de Guarapuava e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) participaram, na semana passada, quarta-feira (13), de uma visita técnica à cervejaria da Ambev em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. A ação faz parte do Programa Aprimore Paraná, uma iniciativa voltada para acelerar o desenvolvimento de microcervejarias e brewpubs do Estado.
Promovido pelo Sebrae/PR e pela Ambev, o programa oferece capacitações e mentorias que visam fortalecer a gestão, a produção e a competitividade das empresas no mercado. Além disso, a metodologia prevê visitas técnicas para a observação de boas práticas que possam ser implementadas nos empreendimentos ou que tragam algum tipo de inovação nos processos de gestão, produção ou mercado.
A visita técnica à cervejaria foi uma oportunidade para os cervejeiros conhecerem os processos de produção em grande escala e trocarem experiências com os profissionais da Ambev. Além de entenderem as etapas da produção, os participantes puderam ver de perto a infraestrutura e o compromisso da Ambev com o desenvolvimento da cultura cervejeira na região.
O empresário e cervejeiro à frente da Jordana Bier, de Guarapuava, Renato Mocellin Lopes, descreve a visita técnica à Ambev como uma experiência transformadora para os empreendedores do setor. Segundo ele, a organização do evento foi impecável, com uma programação que privilegiou o aprendizado e a integração entre os participantes.
Para Mocellin, o Sebrae e a Ambev se destacaram pela hospitalidade e pela maneira como prepararam a visitação, que incluiu uma harmonização rápida entre bebidas e pratos. Ele também ressalta a impressão deixada pela cultura organizacional da Ambev, destacando que todos os visitantes saíram inspirados com o que viram.
“Percebemos o quanto todos trabalham com um objetivo em comum, com um nível de organização que nos faz querer alcançar esse patamar. Outro ponto surpreendente foi o uso de tecnologias avançadas na unidade, o que evidencia a relevância da inovação para o crescimento e o sucesso”, pontua.
Gerson Luiz Seccon, empresário à frente da Etima Cervejaria, em Campo Largo, destaca a visita técnica como uma oportunidade enriquecedora para compreender o funcionamento de uma grande indústria. Para ele, observar o rigoroso controle de qualidade das cervejas e o processo de produção foi essencial.
“É semelhante ao que fazemos nas pequenas indústrias, mas com um nível muito maior de monitoramento. A tecnologia de ponta e o sistema bem monitorado realmente nos impressionaram. Acredito que a troca de experiências proporciona insights valiosos que podem ser aplicados no aprimoramento da própria Etima Cervejaria”, considera.
O Programa
O Programa Aprimore Paraná, que começou em outubro deste ano e segue até março de 2025, é uma parte do projeto de modelagem empresarial do Sebrae/PR, com o objetivo de promover o encadeamento produtivo da Ambev. Durante seis meses, dez cervejarias de Guarapuava e da RMC participarão de workshops e atividades práticas voltadas para a gestão de negócios, desenvolvimento de produtos e melhoria do ambiente empresarial. Os conteúdos abrangem desde tecnologia cervejeira até técnicas de gestão, com um enfoque na responsabilidade social.
A gerente em Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev, Marta Rocha, aponta que ações como a visita são fundamentais para reforçar o compromisso da companhia com a inovação e com a criação de valor para os consumidores e parceiros.
“O Aprimore é mais que um programa, é o reflexo da nossa visão estratégica de estarmos mais próximos dos nossos ecossistemas e cadeias, entendendo suas necessidades de forma mais humana, personalizada e direta”, explica.
Desde o início da ação, já foram realizadas três iniciativas: o lançamento do programa, um painel sobre gestão ambiental e de imagem e um workshop sobre comunicação e gestão de marca e produto, que ocorreu na Associação Comercial de Pinhais. Para novembro e dezembro, estão previstos mais workshops voltados para gestão e tecnologia cervejeira.
“Estamos satisfeitos com essa parceria, principalmente por ser um setor que envolve alta tecnologia. A Ambev está demonstrando compromisso com o desenvolvimento social e com os pequenos negócios, o que contribui para fortalecer o mercado cervejeiro, que é emergente no Paraná”, destaca o coordenador de Mercado Empresarial do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura.
Segundo ele, a ação é mais um passo para consolidar a cultura cervejeira no Estado, oferecendo suporte técnico e gerencial que possibilite o crescimento sustentável das microcervejarias e o fortalecimento de suas marcas, ampliando seu potencial no mercado competitivo.
-