Cerca de 500 estudantes da graduação e da pós-graduação da FAE Centro Universitário desenvolveram um diagnóstico das principais dificuldades e ofereceram soluções para 105 pequenas e microempresas de Curitiba (PR) e região no segundo semestre de 2024.
O serviço gratuito prestado pelos alunos, com supervisão de professores e consultores, faz parte do projeto Consultoria Solidária, desenvolvido pela FAE em parceria com o Sebrae/PR e a Fecomércio PR. No dia 21 de novembro, as instituições celebraram a conclusão das atividades da terceira edição do projeto com um balanço positivo dos serviços prestados.
O Consultoria Solidária alia benefícios tanto para os estudantes como para quem empreende: os alunos têm a oportunidade de experimentar na prática o que aprendem na teoria com as consultorias gratuitas; e os empresários melhoram seus negócios com as dicas dos acadêmicos, que são supervisionados pelos professores da FAE e recebem consultoria do Sebrae/PR e da Fecomércio PR. As áreas de atuação vão desde gestão e planejamento financeiro até marketing – a depender da necessidade de cada empresa.
Durante a cerimônia de encerramento do ano de 2024, os participantes destacaram o crescimento do Consultoria Solidária, tanto no aumento do número de alunos envolvidos como no número de empresas beneficiadas.
Uma das equipes do curso de Administração prestou uma consultoria diferenciada a cerca de 50 micro e pequenos empreendedores de São José dos Pinhais (PR). Os alunos da FAE Rodrigo Choinski, Lucas Berni e Bernardo de Oliveira ministraram minicursos para eles, abordando temas como finanças, liderança e marketing.
“Foi muito gratificante poder disseminar nosso conhecimento a esses empresários, que muitas vezes não têm tempo para pensar em se capacitar nesses temas. Ficamos muito felizes de atuar como verdadeiros ‘professores’ para eles”, comentou Rodrigo.
Em uma das aulas sobre liderança, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre autodesenvolvimento, comunicação, motivação e negociação. “Nas aulas de marketing, por exemplo, tivemos um engajamento muito grande deles, e o resultado foi surpreendente”, contaram os alunos.
De acordo com o professor da FAE e gestor operacional do Consultoria Solidária, Valter Pereira Francisco Filho, o projeto vem trazendo impactos positivos – tanto para empresas como para os estudantes – e agora está ainda mais significativo devido ao aumento do número de participantes – de alunos, cursos e empresários. O professor destacou ainda a qualidade das consultorias, o que reflete na melhoria da gestão das empresas, e o retorno para os estudantes.
“O empresário tem a oportunidade de ter um olhar ainda mais especial para o seu negócio, construir melhorias e reverter isso para a sociedade; e nossos alunos passam por uma grande transformação, ampliam horizontes e têm mais condições de buscar oportunidades em suas carreiras”, avaliou Valter.
Todo esse aprendizado – tanto por parte dos empresários como dos alunos – se reverte em ações positivas para a sociedade.
“O projeto traz uma proposta de valor para as organizações e, consequentemente, para a sociedade. Temos no meio acadêmico uma grande capacidade para desenvolver as soluções de que os empreendedores precisam”, afirmou o professor.
O diretor-geral do Grupo Educacional Bom Jesus e reitor da FAE, Jorge Apóstolos Siarcos, ressaltou o aprendizado dos estudantes, a importância da prática para o sucesso na carreira e ainda o grande propósito do Grupo, que é a solidariedade.
“É difícil mensurar o quanto o projeto Consultoria Solidária vale para todos os envolvidos, alunos, micro e pequenos empresários e os parceiros. Mas o que podemos destacar é que o nosso propósito está consolidado: ajudar o próximo e dar oportunidade de prática para os nossos alunos”, reiterou Jorge Siarcos.
Após acompanhar os resultados do projeto, o presidente do Sistema Fecomércio PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, lembrou outras peças-chaves que podem ajudar os empresários.
“A gente precisa juntar as cooperativas de crédito e a Agência de Fomento do Estado para que esses alunos ensinem como se fazem os empréstimos para formar o capital de giro, as informações e a estrutura necessárias para essas empresas. Recebendo o reforço financeiro eu tenho certeza de que daremos um passo extraordinário para o progresso dessas empresas”, acrescentou Piana.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto, destacou a importância do esforço conjunto das instituições para auxiliar quem empreende a ter mais eficiência e encontrar soluções para suas necessidades.
“Fortalecer os pequenos negócios é a nossa missão, e um projeto como esse, que alia educação com empreendedorismo, pode despertar um novo olhar nos acadêmicos. Vemos que cada um dos estudantes se dedicou para entender e apoiar os desafios dos pequenos negócios”, afirmou.
O coordenador do FAE Social, Frei Claudino Gilz, destacou o trabalho dos alunos da FAE no que se refere à solidariedade, lembrando as palavras do Evangelho de São João: não há amor maior do que doar a vida para amigos, irmãos e para as pessoas que necessitam.
“O Consultoria Solidária tem uma importância enorme para as empresas que passam por diversas dificuldades. As equipes multidisciplinares de estudantes auxiliam a melhorar a gestão e tornam-se ainda mais aptas para o mercado de trabalho”, afirmou o Frei Claudino.
* Com FAE e Fecomércio PR